Recursos do Fecoep possibilitam avanço de micro e pequenos negócios

21/09/2014 08:07

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Com recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas conseguiu viabilizar e executar projetos para o desenvolvimento dos micro, pequenos e médios empresários do estado ao longo dos últimos cinco anos.

O fortalecimento das instituições de microcrédito, o apoio a projetos de inserção produtiva por meio dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e a inclusão socioeconômica de municípios e regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tornaram-se uma realidade a partir da criação de iniciativas como o Programa Estadual de Microfinanças, o Programa de Apoio aos APLs de Baixa Renda (edital) e o Programa de Redução da Pobreza – Alagoas Cidadã.

No total, o Fecoep destinou aos projetos idealizados e realizados pela Desenvolve em todas as regiões de Alagoas um montante de R$ 8 milhões e 632 mil. Com o objetivo de aplicar os recursos em atividades que deem suporte à ampliação do acesso à nutrição, educação, saúde, saneamento básico e reforço na renda familiar, o Fundo contribui para a melhoria da qualidade de vida e da autoestima dos alagoanos.

“O objetivo da Desenvolve é criar possibilidades de investimento e fortalecimento dos pequenos negócios e apoiar os empreendedores na construção e solidificação de seus projetos. Com os recursos do Fecoep, conseguimos atingir e levar capacitação de qualidade e desenvolvimento para todas as regiões do estado”, garantiu o diretor-presidente da Agência de Fomento, Antonio Carlos Quintiliano.

Projetos desenvolvidos

A distribuição do montante investido pelo Fecoep nos programas criados pela Desenvolve se deu em duas frentes distintas: a inserção produtiva e a distribuição de crédito produtivo e orientado. 

A execução do Programa Estadual de Microfinanças, do Programa de Apoio aos APLs de Baixa Renda e do Alagoas Cidadã gerou investimento e aprimoramento de pequenos negócios nos municípios de Arapiraca, Campo Alegre, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Lagoa da Canoa, Monteirópolis, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, São José da Tapera, São Sebastião, Senador Rui Palmeira, Taquarana, Traipú, Atalaia, Santana do Mundaú, Estrela de Alagoas, Maragogi, Penedo, Delmiro Gouveia, Piranhas, Canapi, Inhapi, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Feira Grande, Limoeiro, Tanque D’Arca, Taquarana, Teotonio Vilela, Colônia Leopoldina, Maceió e Pilar.

Dessa forma, foi possível o desenvolvimento regional sustentável; a preservação ambiental; a geração de ocupação, renda e impostos; o incremento do empreendedorismo local e o fortalecimento das associações e cooperativas de produção e de comercialização dos 36 municípios beneficiados.

Primeira Edição © 2011