Técnicos são capacitados para combater exploração sexual infatil

Casos acontecem com frequência nas cidades litorâneas

17/09/2014 12:02

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

A equipe técnica do Centro de Referência Especializado da Assistência Social que atende seis municípios da região metropolitana de Maceió, o Creas Regional, promoveu nesta quarta-feira (17) mais uma capacitação sobre os métodos de combate às violações de direitos e o foco nas ações de combate aos casos de exploração sexual infanto-juvenil. Desta vez, os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foram até o município de Paripueira para realizar mais uma mobilização.
 
Conselheiros tutelares, professores da rede pública de ensino, servidores da saúde e profissionais responsáveis pela logística dos atendimentos socioassistenciais, oferecidos na cidade litorânea, foram capacitados pela equipe da Semas. Os mais de 30 participantes estiveram reunidos no auditório da Prefeitura da cidade e discutiram as diversas maneiras para se garantir o acompanhamento integral e outras ações efetivas de apoio às vítimas dos crimes.
 
Para a assistente social do Creas Regional e uma das facilitadoras da capacitação, Márcia dos Anjos, o trabalho de combate aos crimes de exploração nos municípios do litoral requer bastante atenção e monitoramento. “Devido à atividade turística, o número de casos de exploração sexual em algumas cidades do litoral oscila bastante. A presença do técnico de referência (profissional responsável pelos primeiros atendimentos à vítima realizados no município) e do Conselho Tutelar fazem a diferença para que a gente possa mapear, combater e garantir que as vítimas saiam de uma situação vulnerável”, disse.
 
De acordo com a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, outros temas também serão levados a esses municípios. “A integração entre esses profissionais é de extrema importância, porque através dela estão sendo discutidas ações que têm como objetivo causar um impacto positivo em relação aos atendimentos. Não vamos admitir omissão desses casos e nem deixaremos de fazer o máximo pelas pessoas que acabam passando por episódios de sofrimento. Em breve, também iremos provocar outras discussões relacionadas a temas ligados ao combate dos crimes que vão contra os Direitos Humanos”, ressaltou.
 
Além das capacitações temáticas, os profissionais da Assistência Social de Maceió vão aos municípios para tirar dúvidas e esclarecer alguns pontos referentes ao trabalho do Creas Regional. Os municípios de Barra de São Miguel e Messias já receberam as palestras que também são comandadas pela psicóloga Marciana Barros e pela coordenadora do Centro, Krisna Oititica.

Primeira Edição © 2011