PGM - breve histórico

10/09/2014 09:51

A- A+

Redação

compartilhar:

PGM - breve histórico.

A Procuradoria Geral do Município, historicamente, tem sido uma segura guardiã do Direito da municipalidade, e das decisões do Chefe do Executivo. É o Órgão perscrutor da lei, onde nada se faz sem o crivo de seus escorreitos pareceres. Berço de juristas destacados desde seu nascedouro, tendo em seu passado, personalidades jurídicas como os Procuradores, Floriano Ivo, Valdemar Bernardes de Mello, Carlos Melro, José Fernando Lima Souza, Cleiton Sampaio, Claudio Vieira, Pedro Jorge Cansanção, e Diógenes Tenório. 
Na gestão do então Prefeito Guilherme Palmeira em 1989, com o Procurador Geral Cleiton Sampaio, e o Chefe de Gabinete José Carlos Santa Rita, a PGM passou por uma reforma administrativa que a preparou para deslanchar seu crescimento. Ao suceder o Prefeito Guilherme Palmeira, seu Vice João Sampaio dar continuidade a este trabalho com o Procurador Geral Diógenes Tenório, e o Chefe de Gabinete Jasson Ferreira Lima, ambos do quadro efetivo.Neste momento, a PGM adquire seu primeiro prédio próprio na Rua Afonso Pena, no Farol, porque até então era uma pequena sala anexa ao Gabinete do Prefeito. Por consequência disso, aumentara de duas para sete subprocuradorias especializadas, e aumentara toda estrutura administrativa do Órgão para o que ele veio a ser hoje, na Rua Pedro Monteiro, Centro, sob o comando do Executivo Municipal do Prefeito Rui Palmeira e do Procurador Geral Ricardo Wanderley.

PS- Em 1997 fora criado o cargo de Procurador Geral Adjunto, exercido hoje por Fernando Sergio Tenório de Amorim; até então o substituto do Procurador Geral era o Chefe de Gabinete, cargo este, exercido hoje por Luanna Mendonça.

Primeira Edição © 2011