Evento aborda a prevenção ao suicídio

O evento irá ocorrer nesta quarta-feira (10), no auditório do Conselho de Psicologia, a partir das 8h

09/09/2014 13:03

A- A+

Ascom Sesau

compartilhar:

jacuipe japaratinga e barra de santo antonioCom o objetivo de sensibilizar os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e Rede de Urgência e Emergência (RUE) sobre a Política de Prevenção do Suicídio, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em parceria com o Centro de Amor a Vida (Cavida), promove nesta quarta-feira (10) o seminário com o tema Comportamento Suicida – Identificar para Prevenir. O evento é realizado em alusão ao dia 10 de setembro, que foi instituído como Dia Mundial da Prevenção do Suicídio pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela IASP (Associação Internacional de Prevenção do Suicídio).
 
O seminário será realizado no auditório do Conselho Regional de Psicologia localizado na Rua Professor José da Silva Camerino, no bairro do Farol, a partir das 8h. De acordo com a psicóloga da Gerência de Núcleo de Saúde Mental (Gensam), Laeuza Farias, o evento pretende tirar da invisibilidade o problema e mostrar aos profissionais estratégias para sua prevenção.
 
“O suicídio é um assunto que ainda é considerado tabu pela sociedade, por isso, é importante tratar o tema de forma direta, fomentando o debate e entendo o contexto social e psicológico dos casos”, explicou Laeuza. 
 
A psicóloga ressaltou, ainda, que o suicídio é um fenômeno complexo e violento e se destaca como um problema de saúde pública. Segundo Laeuza Farias, a prevenção deve buscar minimizar ou prevenir as consequências orgânicas, psicológicas, sociais, econômicas e políticas de reflexo individual e social.
 
Em Alagoas os pacientes e familiares que lidam com a depressão podem procurar os Centros de Apoio Psicossocial (Caps) e ambulatórios de saúde mental, além de instituições não governamentais, a exemplo do Cavida.
 
Programação – O seminário contará com uma mesa redonda coordenada pela psicóloga do Gensan, Laeuza Farias. A mesa terá a participação da Presidente do Cavida, Wilzacler Pinheiro; da psicóloga do Hospital Geral do Estado (HGE), Patrícia Quixabeira; da representante do Núcleo de Atenção Psicossocial, socióloga da secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Regina Trindade; e da coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Teresa Tenório. 

Primeira Edição © 2011