5º Festival Gastronômico da Lagosta começa hoje

03/09/2014 04:26

A- A+

Sebrae

compartilhar:

Você já imaginou comer lagosta no espetinho? No 5º Festival Gastronômico da Lagosta de Maragogi, que será realizado de 03 a 30 de setembro, esse e outros pratos da iguaria prometem agradar o paladar de muitos alagoanos e turistas brasileiros. O evento deste ano contempla mais de 14 bares e restaurantes, além de vários estabelecimentos instalados na Arena Gastronômica, que estará montada na praça central do município, até o próximo dia 07.
 
A abertura do evento está marcada para esta quarta-feira (03), às 18h, e contará com apresentações culturais, exposições de artesanatos, atrações musicais, incluindo venda de pratos inovadores, preparados na ‘cozinha-palco’. Durante todo o mês, restaurantes de Maragogi e Japaratinga preparam pratos exclusivos à base de lagosta, e os comercializam com descontos que variam de 20% a 40%.
 
Com isso, será possível aumentar o fluxo turístico da região, promover a região da Costa dos Corais e aquecer a economia local, com foco nos empresários de pequenos e médios negócios. A expectativa deste ano é de que mais de 14 mil pessoas visitem o Festival, que há quatro anos eleva, gradativamente, o número de pessoas participantes.
 
“Para 2014, o destino planeja receber em torno de 15 mil pessoas para vivenciar esse grande momento, conhecendo melhor nossa região, cultura, artesanato, infraestrutura hoteleira, além de, claro, saborear os maravilhosos pratos de lagostas elaborados por chefs locais”, estima a presidente da Associação Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, Virgínia Campanhol.
 
No cardápio dos variados estabelecimentos da extensa orla dos municípios praieiros, os clientes poderão encontrar pratos de lagosta em várias formas: grelhada, cozida, assada, acompanhada de massas, risotos, saladas e, até, no espeto. Entre as variadas propostas do Festival Gastronômico da Lagosta está a oportunidade de estimular os micro e pequenos negócios da região.
 
Segundo Vírginia Campanhol, no primeiro ano do evento, em 2010, cerca de 340 pratos foram vendidos, em apenas 10 dias de Festival. Nos anos seguintes, a iniciativa obteve maior aceitação e visibilidade, quando houve um crescimento de 40% no número de pratos vendidos. “Este ano, teremos um mês de festa, e a participação de 14 estabelecimentos, entre bares e restaurantes, oferecendo propostas diversificadas com o uso da iguaria. Esperamos vender mais de mil pratos”, destaca a presidente.
 
Incentivo
 
O Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo Costa dos Corais, coordenado pelo Sebrae em Alagoas e o Governo do Estado, é um dos maiores incentivadores de eventos como este na região, que contempla os municípios de Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi.
 
Iniciado em 2004, o APL como objetivo transformar a referida região em um destino turístico consolidado e sustentável. Uma de suas principais funções é apoiar as associações de artesãos locais com capacitações, divulgação e comercialização dos produtos em feiras e eventos regionais e nacionais.
 
Nos últimos anos, já foi possível constatar o aumento do percentual da taxa de ocupação média nos meios de hospedagem, de 36,29% para 41,59%, e o elevado número de funcionários contratados nesses locais na baixa temporada: de 277 para 607, além do acesso ao mercado para 234 artesãos vinculados às Associações de Artesanato dos municípios em que o APL atua.
 
Sobre o Festival da Lagosta
 
Além das belezas naturais que encantam milhares de pessoas que visitam a região, a Costa dos Corais destaca-se também pela rica gastronomia que tem como base os frutos do mar. Seus restaurantes servem pratos peculiares e de sabores inigualáveis, sob orientação de profissionais da cozinha que se esmeram para oferecer o melhor aos visitantes.
 
Para impulsionar esse segmento e garantir a merecida fama de excelente polo gastronômico do Nordeste brasileiro, foi desenvolvido o Festival da Lagosta, que, neste ano, irá para sua 5º edição. O evento envolve os principais restaurantes da região, que preparam pratos exclusivos à base de lagosta para serem comercializados no mês de setembro com descontos especiais.
 
O Festival conta com uma arena gastronômica montada, apresentações culturais, artesanatos, atrações musicais e venda de pratos e petiscos preparados exclusivamente para a temporada. A 5ª edição tem o patrocínio do Sebrae em Alagoas e o apoio da Prefeitura Municipal de Maragogi, Banco do Nordeste, Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL).
 
Confira abaixo a programação para até o dia 07 de setembro:
 
 
 
03/09 a 30/09
 
Tour Gastronômico
 
 
 
03/09 (Quarta-feira)
 
18h30 – Abertura de palco com animação e cerimonial
 
19h – Atração musical com Vavá Gouveia – voz e violão
 
20h – Abertura oficial do 5º Festival da Lagosta de Maragogi
 
22h – Show de abertura com Geraldinho Lins
 
 
 
04/09  (Quinta-feira)
 
10h – Oficina de esculturas em verduras e legumes
 
14h – Aula Show com chefe Tiago Maia
 
18h – Animação de palco – sorteios
 
18h30 – Apresentação cultural (Moleques do Gueto)
 
19h10 – Show com o humorista Marlon Rossi
 
20h – Show com Jurandir – voz e violão
 
 
 
05/09 (Sexta-feira)
 
10h – Oficina “Conhecendo o peixe boi” – ICMBIO
 
14h – Aula Show
 
18h – Animação de palco
 
18h30 – Apresentações culturais
 
- Explosão Dance
 
- Raízes Nordestinas
 
- Show de dança Afro Brasil
 
20h – Show Forro Pé de Serra – Maia
 
 
 
06/09 (Sábado)
 
18h – Animação de palco
 
18h30 – Apresentações culturais – Quadrilha Tradição
 
- Show com grupo de dança Lambashow
 
20h – Igor e Matos – voz e violão
 
 
 
07/09 (Domingo)
 
12h – Show Alexandre Sales – voz e violão
 
18h – Animação de palco
 
18h30 – Apresentações culturais – O Guerreiro
 
- Teatro Infantil Sonho de Criança
 
20h30 – Encerramento oficial e Show com Wilma Araújo

Primeira Edição © 2011