Barra de São Miguel inicia Oficina II do Projeto Orla

02/09/2014 13:16

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Começou nesta terça-feira (2) na Barra de São Miguel, as reuniões da Oficina II do Projeto Orla que voltou a ser discutido no município. Cerca de 50 pessoas participaram da oficina desta terça-feira, na Vila Niquim. As discussões seguirão até a quarta-feira (3), onde serão apresentadas propostas de urbanização da orla, implantação de equipamentos de lazer, bem como estratégias ambientais e atuação de cada um no plano.
 
No encontro desta terça, estiveram presentes, secretários municipais, vereadores, associação dos empresários, barraqueiros, moto taxistas, pecadores, marisqueiras, representantes do IMA, ICMBio, Marinha do Brasil. O grupo de trabalho avaliou alguns temas importantes relacionados à orla do município, como a urbanização, ocupação com marinas, esportes náuticos, pesca de subsistência. Os presentes analisaram os tópicos e propuseram medidas a serem adotadas para solucionar problemas como construções irregulares, lixo, desmatamento, pesca predatória etc.
 
O objetivo do Projeto Orla é disciplinar o uso e a ocupação da orla, garantindo a preservação do meio ambiente e o acesso a áreas comuns de uso da população. As oficinas são orientadas por técnicos do Ministério do Planejamento, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e Secretaria Municipal de Turismo.
 
O Secretário Municipal de Turismo da Barra, Eduardo Acioli, deu as boas vindas aos visitantes e destacou a importância de buscar soluções para tornar o município balneário, o local ideal. “Esse encontro é o grande momento de buscar junto com a sociedade, diagnósticos que contribuam de forma positiva para tornar a Barra de São Miguel uma referência como destino turístico. Esse é mais um passo para a conquista da bandeira azul” concluiu Acioli.
 
PROJETO
 
O projeto orla foi criado nacionalmente para propiciar o planejamento e gestão da orla marítima em todo litoral brasileiro, as margens dos rios e os estuários e enfrenta o desafio de lidar com as grandes diferenças existentes entre os muitos municípios brasileiros. Nesse contexto, depara-se com conflitos urbanos e ambientais com reflexos nas áreas públicas e nas praias, definidas em Lei como bens de comum do povo.
 
Os impactos que os territórios litorâneos têm sofrido com o crescimento desordenado de atividades relacionadas ao turismo, lazer, portos, petróleo, aquicultura e pesca, entre outras, tem apontado a necessidade de ações concretas que contribuam para o disciplinamento do uso do solo e dos espelhos d’água, associados ao desenvolvimento sustentável dos municípios. O projeto orla atua na promoção da identificação e solução de conflitos, apresentando-se como instrumento fundamental para a gestão do território litorâneo.

Primeira Edição © 2011