Prefeitura de Maceió lança Nota Mobile

29/08/2014 05:05

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Atualmente é cada vez maior o número de pessoas que interagem com a rede mundial de computadores utilizando dispositivos móveis. Celulares, smartphones e tablets estão entre os equipamentos mais conectados. O uso desse tipo de tecnologia gera praticidade no cotidiano moderno.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Finanças (SMF) lançou no início da semana sua nova plataforma fiscal: a Nota Mobile. A ferramenta inovadora permite a emissão da nota fiscal de serviço via smartphone e tablet. A novidade deve levar economia de tempo e dinheiro para centenas de micro e pequenas empresas e a empreendedores individuais do município.

A Nota Mobile é uma forma simplificada de emitir o documento fiscal, utilizando dispositivos móveis ao invés do computador convencional. A nova plataforma possui portabilidade para os sistemas operacionais IOS e Android e beneficia empresas que não possuem grande estrutura física, ou que prestam serviços em locais distantes de sua matriz.

De acordo com Gilberto Meister, auditor fiscal do município, a ferramenta contempla exclusivamente os serviços prestados por pessoas jurídicas, porém sua acessibilidade para o autônomo já está em fase de estudo, devendo estar disponível até o fim do ano.

“ Hoje em dia boa parte dos prestadores de serviço possui celular ou tablet conectados à internet, o que torna mais prática a emissão da nota, além de auxiliar àqueles que não possuem computador em seu estabelecimento”, explica Meister.

“O sistema de nota fiscal eletrônica do município é integrado. Uma vez cadastrada, a informação do cliente aparece em todas as outras interfaces da Nota Fiscal Eletrônica, seja a convencional, ou a mobile” complementa o auditor.

Para acessar a Nota Mobile, basta se cadastrar no Portal e acessar sua sessão Mobile a partir de um dispositivo móvel. Ao fazer o login, basta inserir os dados do cliente e automaticamente a ferramenta envia a nota para o e-mail deste.

Beneficiados

Entre os principais setores de prestação de serviços beneficiados com a Nota Mobile estão:

  • Estética (salão de beleza, tratamentos estéticos, entre outros);
  • Construção civil em geral (pintura, reforma, serralharia, marcenaria, etc);
  • Limpeza;
  • Gráfica;
  • Decoração;
  • Advocacia;
  • Contabilidade;
  • Eventos (músicos, cerimonial, aluguel de equipamentos).

Primeira Edição © 2011