14 bairros de Maceió apresentam alto risco de epidemia de dengue

Prefeitura de Maceió está intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor

29/08/2014 05:11

A- A+

Redação com assessoria

compartilhar:

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Maceió tem 14 bairros com alto risco de epidemia de dengue. Para conter a infestação, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, dividiu a capital em três áreas de acordo com a incidência de casos. O Plano de Contingência, definido em conjunto com representantes do Ministério da Saúde (MS).

Manoel Araújo, gerente do Programa da Dengue em Maceió, explica que para o Controle Vetorial, o plano prioriza as ações de campo. Ele explica que, atualmente, 14 bairros de Maceió apresentam alto risco de epidemia de dengue e, por isso, serão priorizados com três ciclos de visitas. São eles: Jardim Petrópolis, Pitanguinha, São Jorge, Canaã, Ipioca, Centro, Petrópolis, Chã de Bebedouro, Chã de Jaqueira, Levada, Gruta, Fernão Velho, Rio Novo e Pinheiro.

Bairros classificados como de risco médio: Cruz das Almas, Mangabeiras, Jatiúca, Ponta Verde, Poço e Pajuçara. Os demais são classificados como de baixo risco.As ações de combate à dengue têm como prazo para serem executadas, 102 dias úteis, iniciado no último dia 4 de agosto e terminando no dia 19 de dezembro de 2014.
 
De acordo com Carmem Samico, coordenadora de endemias, as rotinas de trabalho das equipes foram reorganizadas e uma força tarefa integrada está sendo executada para ajudar na redução do risco de epidemias, formas graves da doença e óbitos. Para isso, a cidade está classificada em áreas de baixo, médio e alto risco e até 19 de dezembro serão realizados um, dois e três ciclos de visitas domiciliares, em cada região, respectivamente.

Carmem esclarece ainda que para classificar cada localidade foi avaliado o número de casos registrados nos últimos sete anos e feito um comparativo em relação aos casos confirmados em 2014.

Primeira Edição © 2011