Brasileiro. O que você traz em sua bagagem do exterior?

27/08/2014 20:07

A- A+

Thiago Simões

compartilhar:

A cada dia que passa observamos o crescimento do nosso Brasil com relação aos números informados em telejornais e revistas, que abordam tal assunto. Números estes envolvendo todas as áreas, seja saúde, educação, habitação, economia e etc... E crescente também o acesso da classe “B” no mercado de trabalho e na movimentação dessa economia do país, e inclusive tendo muitos deles aderindo às viagens ao exterior, o que é muito bom, quando se trata de adquirir outra cultura, outros costumes sociais, ampliando sua visão de mundo e de comportamento social.
 
E é exatamente esse comportamento social que vem a ser observado por aqui, pois é de estranhar que este mesmo brasileiro, esta mesma classe, ao pisar em solo americano se molda aos costumes locais, respeitando as regras diariamente, utilizando faixa de pedestre, não jogando seu lixo no chão durante os passeios, aguardando sua vez nas filas seja dos parques ou supermercados, cumprimentando o próximo com um bom dia e sempre que possível pedindo desculpas...
 
Enfim, este mesmo brasileiro ao retornar ao país de origem, além das inúmeras malas de compras realizadas no exterior, chega também com uma bagagem cheia de novidades, dizendo aos quatro cantos que "tudo funciona", que tudo é lindo, maravilhoso, que as pessoas são educadas, e por aí vai... Porém em poucos dias de "solo local" este brasileiro bem comportado, volta a ser o aquele que adora o arranjado, a coisa fácil, cheio de desculpas para todas as atitudes imprestáveis.
 
Para quem conhece Maceió, fazendo uma analogia da situação: é como essa pessoa ter um comportamento de 3º mundo em qualquer supermercado da cidade, e de 1º mundo no Palato 24 horas.
 
E continuo a falar que, o pior disso tudo, é saber que muitos adultos, pais de família viajantes, voltam a ter em sua bagagem, produtos que não agregam em nada na sociedade, "mal educando" seus filhos para que sigam dando continuidade a esses "exemplos".

Primeira Edição © 2011