Lojistas de Maceió e Sebrae discutem ações para o comércio

22/08/2014 05:11

A- A+

Sebrae

compartilhar:

Com o objetivo de promover a competitividade e o fortalecimento das empresas do segmento de vestuário e acessórios do Centro de Maceió, o Sebrae em Alagoas reuniu lojistas da região para apresentar o Projeto Comércio em Maceió, com foco no desenvolvimento dos negócios. A reunião foi realizada nessa quarta-feira (20), na sede da Aliança Comercial dos Retalhistas, no Centro.
 
De acordo com a gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae em Alagoas, Sandra Torres, o encontro foi uma das ações previstas no projeto que, posteriormente, também abrangerá as lojas de outros bairros de Maceió e shopping centers. Ela afirma que o segmento de vestuário e acessórios é bastante representativo no comércio de Maceió, e os lojistas dessa região têm grande participação nessa esfera.
 
 “Esse foi um dos motivos que nos levaram a firmar a parceria com a Aliança Comercial dos Retalhistas, entidade representativa dos lojistas do Centro, e acreditamos que essa iniciativa terá bons resultados”, disse Sandra Torres.
 
A gerente acrescentou, ainda, que no primeiro momento do projeto será realizado o diagnóstico nas empresas, que consiste na identificação dos pontos fortes e oportunidades de melhoria, além das ameaças que podem atingi-la. “Para isso, um consultor do Sebrae fará o acompanhamento do grupo mensalmente, dando todo apoio e orientação necessária aos empresários”, ressaltou a gerente.
 
No encontro, o consultor do projeto, Alexsandro dos Santos, apresentou alguns dos fatores do ambiente externo do mercado que influenciam diretamente na sustentabilidade das empresas de forma positiva ou negativa.
 
“A região do Centro de Maceió tem como pontos a serem melhorados a baixa maturidade da gestão das empresas, o layout ultrapassado, lojas sem reformas, equipes sem treinamento, além de uma infraestrutura deficiente. Porém, observamos também os pontos favoráveis ao seu desenvolvimento, entre eles o bom número de lojas com grande mix de produtos e serviços, que oferecem preços competitivos; o fluxo intenso e as várias vias de acesso à região”, esclareceu Alexsandro dos Santos.
 
Também foram apresentadas algumas das ações que serão realizadas com a finalidade de diminuir o impacto dos pontos negativos, como as consultorias de vitrinismo, planejamento estratégico, plano de marketing, gestão de pessoas e planejamento financeiro.
 
Para o presidente da Aliança Comercial, Olinto Osório Pagels, essa é uma rica oportunidade de conhecimento e fortalecimento do comércio local. “O conhecimento técnico é sempre muito importante e proveitoso. A iniciativa do Sebrae só vai nos beneficiar, trazendo a oportunidade de aprimorarmos a gestão dos nossos negócios”, afirmou Pagels.
 
A opinião do presidente é reforçada pela empresária Maridete Moura, que também participou do encontro. “Com a orientação do Sebrae e o acompanhamento do consultor, daremos um salto na qualidade da gestão interna das empresas. Esse apoio é fundamental para o sucesso e prosperidade do nosso negócio”, ressaltou a lojista.

Primeira Edição © 2011