Vida de Papa Francisco será retratada em três filmes

20/08/2014 14:06

A- A+

O Globo

compartilhar:

A trajetória de Jorge Mario Bergoglio até virar o popular Papa Francisco será retratada em três filmes rodeados de mistérios. O primeiro a ser divulgado foi "La lista de Bergoglio", baseado em um livro sobre personagens que o atual Papa salvou durante a ditadura argentina.
 
"Queriam fazer uma série nos Estados Unidos. Tive propostas da Holanda e França para contar a paixão do Papa por tango ou sua namorada da juventude.", conta o italiano Nello Scavo, que respondeu negativamente a todos os convites. O motivo de tantos "nãos" foi que ele já havia dito sim a uma diretora em quem confia para fazer uma produção respeitosa: Liliana Cavani.
 
"Gostei muito do livro, que é simples e inteligente", lembra a cineasta, que convocou Claudia Mori a produzir a história. No segundo semestre, Liliana vai se reunir com Scavo e Umberto Contarello (de "A grande beleza") para terminar o roteiro. A expectativa da equipe é começar as gravações na metade de 2015 e estrear o longa no fim do mesmo ano.
 
"As negociações estão avançadas com um grande ator inglês para ser o protagonista", disse Claudia.
 
Além desta produção, haverá "Call me Francisco" (algo como "Pode me chamar de Francisco", em tradução livre para o português), baseado no livro "Francisco - O Papa da gente", de Evangelina Himitian. As filmagens iniciam em outubro e a produção será em espanhol, com locações na Argentina, Itália e Alemanha. A previsão de estreia é para abril de 2015, segundo o produtor Pietro Valsecchi. A diretora, Daniele Luchetti, está terminando os testes de elenco na Argentina, e não nega sonhar com Antonio Banderas e Rodrigo de la Serna: "É uma opção concreta", diz Daniele.
 
Mais mistérios rodeiam uma terceira produção: Nicola de Angelis também quer produzir um longa sobre Bergoglio. Este filme será inspirado em textos do Papa e terá analisada a sua visão espiritual.
 

 

"Acham que o Vaticano vai opinar sobre algo que nem tem roteiro?", disse um porta-voz da sede católica procurado pela imprensa.

Primeira Edição © 2011