Pesquisa sobre o desempenho de candidatos alagoanos nas redes sociais tem primeiros resultados

Estudo investiga participação política e engajamento online nas eleições estaduais de Alagoas

20/08/2014 05:11

A- A+

Redação com assessoria

compartilhar:

Com o apoio da Social Figures, uma empresa de monitoramento das redes sociais, por meio do plano acadêmico do Brandcare, o professor Ronaldo Araújo está realizando uma pesquisa sobre participação política, interatividade e engajamento online nas eleições estaduais de Alagoas. Ele é docente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas e doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.
 
O estudo está sendo discutido no Grupo de Pesquisa em Política e Tecnologia de Informação e Comunicação (GPOLITICS) da Ufal, que integra o Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD). O monitoramento dos perfis nas redes sociais dos principais candidatos já apresentou alguns resultados que foram divulgados no blog da Social Figures. 
 
No artigo, o professor Ronaldo Araújo analisa e performance e as intenções dos candidatos ao utilizar a internet como ferramenta de divulgação das propostas de campanha. "Ao se analisar a conversação em rede em períodos eleitorais entende-se que o volume de mensagens trocadas entre candidatos e eleitores pode ser entendido, por um lado, como abertura e predisposição do candidato ao diálogo, e por outro, como engajamento cívico do eleitor na participação política", ponderou o professor no blog.
 
Em relação a adesão de seguidores e interação com as mensagens postadas, os pesquisadores observaram uma liderança do candidato Renan filho, no período que vai do início de junho até o final de julho. "Em apenas dois momentos o candidato não lidera, em 19 de julho, quando a liderança foi de Biu de Lira, no lançamento da campanha, e no dia 24 de julho, quando Eduardo Tavares liderou as interações, justamente quando comunicava a desistência da candidatura", resumiu o pesquisador.
 
Na próxima fase da pesquisa, será analisada a relação e interação dos candidados, de forma qualitativa. "Essa fase será pautada nos estudos de análises de redes sociais e também nas análises de conversação em rede, levando em conta aspectos estruturais e semânticos", avisou Ronaldo Araújo. 
 
Para mais informações, acesse:

Primeira Edição © 2011