Justiça determina que Google e Apple retirem o aplicativo Secret de suas lojas

Após problemas envolvendo usuários, Microsoft também deve remover o Cryptic

20/08/2014 08:48

A- A+

R7

compartilhar:

Após o pedido de liminar do MPES (Ministério Público do Estado do Espírito Santo), a Justiça determinou que o aplicativo Secret seja retirado das lojas da Apple e Google no prazo de dez dias, sob pena de multa diária de R$ 20 mil. Os usuários que já têm a ferramenta instalada em seus smartphones também deverão ter o aplicativo removido.

A decisão da 5ª Vara Cível de Vitória também exige que a Microsoft retire o aplicativo Cryptic, que tem a mesma finalidade e tem causado os mesmos problemas que o Secret.

Usuários de várias regiões do País estão sendo vítimas do aplicativo, que permite a publicação de mensagens anônimas e compartilha o conteúdo com os amigos do Facebook. O que era para ser uma brincadeira saudável passou dos limites e aumentou os casos de bullyingvirtual.

Apesar de o aplicativo ser vinculado com o Facebook, o MPES diz que, de acordo com os desenvolvedores, não é possível identificar os responsáveis pelas postagens, já que não são exibidos dados ou fotos dos usuários.

O consultor de marketing Bruno de Freitas foi uma das vítimas que foi à Justiça pedir a retirada do Secret. Segundo sua advogada, Gisele Arantes, do escritório Assis e Mendes Advogados, o seu cliente, de 25 anos, teria sido exposto de maneira vaxaminosa no aplicativo - foram espalhadas fotos suas em que ele aparece nu, e compartilhadas informações que, entre outras calúnias, dariam conta que ele participava de orgias, além de ser portador do vírus HIV  

A decisão tomada no Espírito Santo vale pra todo o Brasil, por isso outros inquéritos que pediam a remoção do Secret e do Cryptic foram arquivados em outros Estados

Primeira Edição © 2011