Prefeitura de Limoeiro de Anadia promove 1ª Semana do Bebê

12/08/2014 05:48

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Com o tema Todos Juntos pela Primeira Infância, a Prefeitura de Limoeiro de Anadia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza de 12 a 14 de agosto, a 1ª Semana do Bebê, que tem como objetivo sensibilizar mães e futuras mamães do município sobre os cuidados básicos com a criança, principalmente nos seus primeiros meses de vida.

 A programação inclui palestras educativas sobre aleitamento materno e registro de nascimento, bem como orientações com nutricionistas, psicólogos e enfermeiros. As atividades serão coordenadas por profissionais da Coordenadoria do Programa de Atenção Básica, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 A abertura oficial da 1ª Semana do Bebê será realizada na próxima terça-feira (12/08), às 8h, da Unidade de Saúde da Família do Distrito Pé Leve, com a secretária municipal de Saúde, Nelita Rodrigues.

 Às 9 horas, as enfermeiras Elaine Lira e Karla Cristina conduzem a palestra Amamentação Exclusiva até o 6º Mês, como forma de conscientizar as mães para não incluir nenhum outro alimento na dieta do bebê antes do tempo recomendado pelo seu médico e sobre os benefícios que essa conduta traz à criança.

 Além de suprir todas as necessidades nutricionais, o leite materno protege o bebê de diversas doenças, a exemplo de diarreias, otites, infecções respiratórias, problemas digestivos, obesidade, desnutrição, alergias, cáries, meningite, entre outras. Também favorece a formação da boca e o alinhamento dos dentes e ajuda no seu desenvolvimento psicomotor e cognitivo.

 As mães que amamentam também têm menos chances de desenvolver câncer de mama e ovário, diabetes, anemia e hemorragia pós-parto, além de perder mais rápido o peso ganho durante a gravidez.

  Às 10h30, profissionais do Nasf proferem palestras voltadas às gestantes sobre alimentação correta durante a gravidez, como cuidar da criança, entre outros assuntos. Às 11h30, assistentes sociais do Cras falam sobre a importância do registro de nascimento, documento indispensável para garantir os direitos civis da criança e sua cidadania.

Esses e outros assuntos também serão abordados no segundo dia de atividades da 1ª Semana do Bebê, desta vez na Unidade de Saúde da Família do povoado Genipapo, também das 8h às 11h30.

 Na quinta-feira, último dia do evento, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará concentrada da Praça de Eventos de Limoeiro, a partir das 8 horas. Psicólogos, nutricionistas e enfermeiros irão tirar dúvidas das mães e gestantes do município sobre como cuidar bem do recém-nascido e ensinar técnicas de massagem.  Às 9h, haverá a benção dos bebês e crianças presentes, seguida da palestra Amamentação Exclusiva até o 6º mês, com a enfermeira Lígia Carla, às 10 horas.

 A 1ª Semana do Bebê de Limoeiro de Anadia será encerrada com sorteio de brindes e eleição do “Bebê Prefeito”.

Primeira Edição © 2011