Alunos de Palmeira dos Índios aprendem na prática a preservar o meio ambiente

12/08/2014 05:47

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Um ecossistema ainda preservado sem a ação do homem, outros já poluídos. Os estudantes da escola municipal Dr. Gerson Jatobá Leite, do município de Palmeira dos Índios, puderam conhecer na tarde da última sexta-feira (08), durante uma aula sobre educação ambiental, as belezas e as ameaças do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú Manguaba (CELMM).
 
Navegando no barco-escola do Instituto do Meio Ambiente (IMA), com o olhar atento e muito curioso, cerca de quarenta alunos puderam aprender em uma aula diferente, ao ar livre os cuidados que o meio ambiente necessita para continuar o seu ciclo natural. Assim foi para Rose Kelly, que adora estar em meio à natureza. “Achei tudo perfeito, a nossa aula foi maravilhosa. Por mim eu morava na natureza, nessas ilhas. O meu amor pela natureza aumentou”, contou a estudante Rose.
 
Foi com o objetivo de mostrar a realidade para esses estudantes que a aula foi planejada. De acordo com a diretora da escola Renilda Ribeiro, a vivência e a aula prática é muito importante para a conscientização desses alunos. “Uma coisa é estarmos na sala de aula, outra é vivenciarmos de perto. E para eles foi uma experiência muito boa e tenho certeza que agora irão repensar muitas atitudes”, disse.
 
A aula foi de extrema importância para eles que foram os vencedores de uma gincana organizada pelo IMA e como prêmio, receberam essa aula de campo. “Eu sabia que não poderia destruir a natureza, mas muita coisa do que aprendi é nova, não conhecia as consequências das ações do homem. Agora irei repassar a informação a meus pais também”, explicou o estudante do 9º ano, Nilclevesson Vieira.
 
A secretária de Meio Ambiente, de Palmeira dos Índios, Anna Luisa França, também esteve presente e participou da aula. “Por mais que eles ouçam as pessoas falando, estude na escola que não pode desmatar a natureza, jogar lixo na rua, e que aquela garrafinha pode matar muitos animais, o bom é que eles puderam aprender na prática, observando tudo e fazer uma associação, já que em Palmeira temos a nascente do Rio Coruripe, que também deve ser muito bem conservada e cuidada para o nosso futuro”, falou Anna Luisa.
 
Os jovens tiveram a oportunidade de assistir palestra e aula prática por entre os canais que interligam as duas lagunas. O diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto também participou do encontro. Ele também destacou a importância dos alunos conhecerem a realidade do complexo e das lagunas.
 
A aula teve uma parceria do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), que cedeu um ônibus para o transporte dos estudantes ao IMA, localizada na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro.

Primeira Edição © 2011