Certificação: município de Maceió está livre da Filariose

11/08/2014 11:33

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Nesta terça-feira (12), a partir de 8h, na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), em Cruz das Almas, acontece a cerimônia de Certificação da Interrupção da Transmissão da Filariose em Maceió.  O evento, que contará com a presença da secretária municipal de Saúde, Sylvana Medeiros, é promovido pela Organização Pan Americana de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Em Maceió, segundo o Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN) desde 2005 não há casos notificados de Filariose. Durante o período de 2010 a 2013, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Agentes de Controle de Endemias vem desenvolvendo vigilância constante através do monitoramento da população residente na área considerada com transmissão interrompida, realizando periodicamente cadastro e exames na população de bairros como Jacintinho,  Benedito Bentes, Ipioca, Vergel do Lago,  Village Campestre II, entre outros.  De 2010 até 2013, foram realizados mais de seis mil exames.

A Filariose Linfática (FL) é considerada potencialmente erradicável por suas características epidemiológicas – em consequência aos avanços nas estratégias para seu combate – tem perspectiva de eliminação mundial prevista para 2020, proposta feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1997. O Brasil aderiu a essa convocação da eliminação global como problema de saúde pública.

Primeira Edição © 2011