Secretaria de Saúde de Limoeiro promove ações de prevenção à hanseníase e verminoses

04/08/2014 15:14

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro de Anadia realiza na próxima quarta-feira (06/08), a partir das 9 horas, na Escola Municipal Maria Julia de Albuquerque, o dia “D” de prevenção à hanseníase e verminoses. A campanha, aberta nesta segunda-feira, prossegue durante toda a semana e é voltada aos alunos de 5 a 14 anos da rede municipal de ensino.
 
As ações, coordenadas pela equipe de profissionais das Coordenadorias Municipais de Promoção da Saúde e de Vigilância Epidemiológica e do Programa Saúde na Escola (PSE), incluem palestras educativas sobre as doenças, distribuição do medicamento Albendazol 400mg, para o tratamento da verminose e avaliação médica para detecção de possíveis casos de hanseníase nas escolas, a ser executada pelas enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde de Limoeiro..
 
Segundo a coordenadora do PSE, Mariana Louise, a adoção de hábitos diários de higiene pode ser fundamental para evitar as verminoses. E cita alguns exemplos simples que devem fazer parte do dia a dia das pessoas: lavar as mãos com água e sabão, principalmente depois que usar o vaso sanitário e antes das refeições; manter as unhas sempre limpas e cortadas; andar calçado; utilizar o banheiro para fazer suas necessidades; beber água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes de comê-los.
 
As verminoses podem causar sérios problemas se saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes. Além disso, as crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem. “Durante essa semana vamos intensificar o repasse de informações para os alunos, para que eles se conscientizem de que também podem ser responsáveis por sua saúde”, disse a coordenadora do PSE.
 
No caso da hanseníase, a preocupação é com o diagnóstico precoce, através da observação de alguns sintomas, para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível Entre eles, o aparecimento de manchas ou placas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele; caroços avermelhados ou castanhos e dormência nos pés.
 
A doença pode atingir homens e mulheres, tanto adultos quanto crianças, e é transmitida pela respiração. Ela afeta principalmente a pele e os nervos, podendo aparecer na face, braços, pernas, mãos e nos pés. Se não for tratada, pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, pés, nariz, orelhas ou nos olhos.
 
Segundo Mariana Louise, a boa notícia é que a doença tem cura, o tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para evitar a transmissão e a incapacidade é só começar a tratar”, afirmou a técnica, acrescentando que, em Limoeiro de Anadia, a última ocorrência da doença se deu em 2010, com a notificação de apenas dois casos.

Primeira Edição © 2011