SMS realiza ações na Semana Mundial de Aleitamento Materno

31/07/2014 11:29

A- A+

Ascom SMS Maceió

compartilhar:

No dia primeiro de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. A data foi criada com o objetivo de promover o exercício da amamentação natural, com atenção voltada ao combate da desnutrição infantil, além de possibilitar a criação de bancos de leite para crianças que têm condições de serem amamentadas por suas mães. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Saúde da Criança, irá desenvolver durante o período de 1 a 8 de agosto diversas ações de incentivo a essa prática nas unidades de saúde.
 
Segundo a coordenadora da Saúde da Criança da SMS, Alda Tenório, o aleitamento materno apresenta inúmeras vantagens. “Amamentar ajuda a prevenir doenças, baixar o índice de desnutrição das crianças e consequentemente reduzir a mortalidade infantil”, afirmou a coordenadora.
 
Ainda segundo informou Alda Tenório, é  importante lembrar que nem todas as mães podem amamentar seus filhos e por isso é essencial incentivar a doação de leite humano. “O leite doado vai para crianças de baixo peso, prematuros e para mães que não podem amamentar, mas a quantidade de doações ainda é muito pequena, então é preciso que haja sensibilização”, explicou.
 
Alda Tenório esclareceu ainda que as mães que desejam doar leite são acompanhadas nas unidades básicas de saúde e passam por exames detalhados para verificar a existência de carga viral em seu organismo e que possa ser passada pelo leite. “É importante realizar esse acompanhamento das mães nas unidades, para termos certeza que o leite que será doado não prejudicará as crianças por conta da existência de alguma doença”, pontuou ela.

Primeira Edição © 2011