ONG que treina cidadãos para prestar primeiros socorros inaugura sede própria em Maceió

31/07/2014 11:20

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O grupo Parceiros da Vida atua na disseminação do conhecimento das técnicas de Suporte Básico à Vida – SBV, mais conhecido como primeiros socorros. Atua na cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas, desde 2007. É formado por profissionais da área da saúde, membros do Corpo de Bombeiros, SAMU, Policiais Militares e também de representantes das mais diversas áreas de atuação, que se capacitaram como socorristas e agora trabalham na multiplicação desse conhecimento.
 
Hoje formalizado como ONG o Grupo Parceiros da Vida, surgiu da inquietação do médico Luiz Antônio Mansur, que faz parte da equipe do SAMU, ao observar o número de vidas que não conseguiam ser salvas pela equipe de atendimento de socorro. “Observei que muitas vezes quando chegávamos ao local do incidente à vítima já havia ido a óbito. Muitas vezes por falta de um socorro básico, como a desobstrução das vias aéreas”. Mesmo nos centros mais desenvolvidos do mundo, uma equipe de APH (Assistência Pré-Hospitalar) não chega antes de 5 minutos após a ocorrência de um incidente. Uma comunidade bem informada e preparada pode ser a chave de melhores resultados nos Atendimentos Pré-Hospitalares, favorecendo uma resposta imediata e adequada a um agravo, de maneira a garantir as vítimas uma chance de esperar pela chegada de uma equipe de Atendimento Pré-Hospitalar, especializada, aumentando a probabilidade de sobrevida.   
 
O primeiro trabalho dos Parceiros da Vida foi na reestruturação do posto médico do principal centro de compras de Maceió, em 2007, quando o médico Luiz Mansur, fez uma análise da estrutura de atendimento e encontrou algumas falhas, entre elas a falta de um desfibrilador - equipamento utilizado para casos de parada cardíaca, quando o coração encontra-se em desfibrilação. O instrumento foi adquirido pelo shopping e pouco tempo depois foi fundamental no socorro a uma pessoa com ataque cardíaco, que só resistiu pela rapidez do atendimento. 
 
Além das mudanças nos equipamentos e estrutura física, todos os profissionais       da brigada de incêndio e seguranças receberam treinamento, tornando-se assim, Parceiros da Vida.

Primeira Edição © 2011