Ossadas encontradas em exumação passarão por exame de DNA

Ação foi realizada após denúncia de grupo de extermínio

30/07/2014 12:47

A- A+

Assessoria

compartilhar:

As ossadas humanas encontrados na manhã desta quarta-feira, 30, no cemitério município São José durante exumação realizada por equipes do Instituto Médico Legal de Maceió e do Instituto de Criminalística serão encaminhadas para laboratório de antropologia do IML. Todos os ossos encontrados estão sendo recolhidos e passarão por um rigoroso processo de higienização, catalogação e armazenagem, onde ficaram esperando a solicitação de exame especifico para confronto genético.
 
As equipes da Perícia Oficial foram acionadas pela policia civil alagoana, após investigação preliminar que culminou com a determinação judicial para realizar a exumação. Dois médicos legistas, um perito criminal, dois técnicos forenses e vários integrantes da equipe de apoio do IML foram até o local indicado por uma testemunha, isolaram o espaço, e realizaram as escavações confirmando as covas clandestinas dentro do cemitério público.
 
“Constatamos a materialidade do fato da existência dos corpos no local indicado, a identificação das ossadas ficará a cargo do IML”, explicou o perito criminal Clísney Oliveira que compôs a equipe da exumação.
 
O diretor do IML Luiz Mansur e o médico legista Kleber Santana, explicaram que esta exumação é o primeiro caso registrado no órgão como inumação clandestina dentro de um cemitério oficial. Outro fato que chamou a atenção dos médicos é que inicialmente o trabalho seria realizado apenas para encontrar um corpo, mas durante as escavações outro corpo foi localizado.
 
“Através das informações colhidas com a testemunha, que teria participado de uma sepultação clandestina, criou-se um roteiro que ao ser seguido confirmou a presença do primeiro corpo como também a existência de novos fatos que irão robustecer o inquérito policial responsável pela investigação do caso”, afirmou Kleber Santana.
 
O médico legista ainda explicou que todo o trabalho de exumação teve que ser realizado de forma minuciosa, com a retirada lenta de camadas de areia para não descaracterizar os restos mortais. “Isso se faz necessário para garantir as medidas antropométricas dos corpos que permite ao perito médico legista especificar a idade, altura, e o sexo da vítima. Após encontrar o esqueleto a nossa equipe fotografa, e retira peça por peça, que são depositadas em um saco para serem encaminhadas para o IML”, disse o médico.
 
O laudo cadavérico das ossadas serão concluídos dentro do prazo legal de 15 dias, podendo este ser ampliado para 30 dias. Já a identificação só será possível através do exame da arcada dentária e por exame de DNA forense, mas, em ambos os casos, os exames só serão realizados quando forem localizadas supostas famílias das vítimas.

Primeira Edição © 2011