Morre em Maragogi mestre Tião do Samba

29/07/2014 13:55

A- A+

Ascom Secult

compartilhar:

O mestre Sebastião Amaro dos Santos, 81 anos, líder do grupo Samba de Matuto Leão da Primavera, do município de Maragogi, morreu na manhã de segunda-feira (28), vítima de um acidente vascular cerebral.
 
Tião do Samba, como era conhecido, obteve em agosto de 2012 o reconhecimento por meio do Registro do Patrimônio Vivo, concedido pelo Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), pelo seu trabalho de preservar e disseminar a cultura e tradição do folguedo Samba de Matuto.
 
O Samba de Matuto é um folguedo quase extinto em Alagoas, porém o mestre, ainda carregava vestígios da força desse costume centenário que tem origem no litoral norte do Estado.
 
No povoado de Barra Grande, em Maragogi  mestre Tião liderava o grupo de homens e mulheres, sob o soar do seu apito e guardava com simplicidade a tradição da prática do raro folguedo. Remanescente da cultura popular da localidade, o grupo de Samba de Matuto cantava e dançava acompanhado dos versos improvisados e entoados pelo mestre há mais 60 anos. 
 
O sepultamento aconteceu nesta terça-feira, às 10h, no Cemitério de São Bento, em Maragogi. O velório ocorre na casa da família, em Barra Grande, também em Maragogi. 

Primeira Edição © 2011