Saúde realiza ações sobre prevenção de acidentes de trabalho no próximo domingo

22/07/2014 04:54

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O próximo dia 27 é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Em Alagoas, a data será marcada por atividades de lazer e ações educativas realizadas na tradicional rua fechada entre a Ponta Verde e a Pajuçara, das 8h às 12h. Durante o evento, serão oferecidas  oficinas de embelezamento, massagens, ginástica laboral, além de verificação de glicemia capilar, de pressão arterial e índice de massa corpórea. Também haverá exposição de equipamentos de proteção individual, dicas de saúde e distribuição de panfletos informativos.

“Como a data cai no domingo, dia de folga do trabalhador, a ideia é oferecer uma programação de lazer para aqueles que passam a semana trabalhando, além de conscientizar toda a população sobre a importância das políticas de prevenção de acidentes de trabalho e promoção de qualidade de vida no ambiente laboral”, explica a diretora estadual de Vigilância à Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana.

Durante a semana, que antecede o Dia Nacional de Prevenção e Acidente de Trabalho (21 a 25 de julho), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador  (Cerest) vai inspecionar unidades produtivas nos municípios de Santana do Ipanema, Ouro Branco, Inhapi, Canapi e Mata Grande.

Dados

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os acidentes de trabalho são responsáveis por cerca de dois milhões de mortes de pessoas por ano. Esse número representa mais mortes do que as ocasionadas pelo uso de drogas e álcool juntos. Em Alagoas, de acordo com dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), em 2013, foram registrados 1.446 casos de acidentes e doenças relacionadas às atividades laborais.

Primeira Edição © 2011