Aulas do Programa Mulheres Mil animam estudantes de Porto Calvo

18/07/2014 08:20

A- A+

Divulgação

compartilhar:

As alunas portocalvenses do Programa Mulheres Mil estão animados com os cursos oferecidos pela unidade remota do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Porto Calvo. As estudantes são beneficiadas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Os cursos ofertados são fruto da parceria entre Prefeitura de Porto Calvo, Governo Federal e Ifal.
 
Os cursos oferecidos pelo Ifal em Porto Calvo são de: Operador de Mandioca, Auxiliar de Costura e Beneficiamento do Pescado. Os cursos vieram através do esforço da Secretaria de Municipal de Indústria e Comércio, por meio do empenho da secretária Cléa Carvalho. As aulas acontecem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputada Ceci Cunha. As aulas começaram desde o dia 7 de julho.
 
A professora de Ética e Recursos Humanos do curso de Operador de Pescado, Morgana Iara Alves, disse que as alunas estão surpreendendo. “As alunas são ótimas. Elas estão muito interessadas e entusiasmadas com o curso. As aulas focam bem no que acontece diariamente na vida delas. O curso é bem focado mesmo”, ressaltou.
           
A dona de casa Davanize da Silva, de 36 anos, vive no povoado Caxangá e está gostando muito do curso de Beneficiamento do Pescado. “Esse curso está sendo muito proveitoso para mim. Meu esposo trabalha com caranguejo, então resolvi estudar e me especializar. O caranguejo é algo comum no Caxangá e muitas famílias do povoado sobrevivem por meio da comercialização do caranguejo. Esse curso está valendo muito a pena”, disse.
 
O PROGRAMA
 
O Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da eqüidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. A meta é garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Primeira Edição © 2011