Plano vai desenvolver turismo na região de lagoas e mares do sul

Encontro teve como ponto central no aperfeiçoamento da economia criativa na área

17/07/2014 07:21

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Os integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo Lagoas e Mares do Sul discutiram, nesta quarta-feira (16), em Marechal Deodoro, seu Plano de Desenvolvimento Preliminar (PDP). Para a construção do projeto, participarão todos os participantes do arranjo, entre cooperativas, associações e grupos folclóricos. A iniciativa tem como foco fomentar a economia criativa nos empreendedores da área.

Em 2013, através de um edital do Ministério da Cultura (MINC) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o APL foi contemplado com o auxilio do consultor da Fundação Vanzolini, Murilo Abrantes. Ele mediará os debates, que vão abordar a situação atual da região, pontos fortes, fraquezas e os resultados esperados com a execução das ações.

Segundo Abrantes, a construção do plano é de extrema importância para o diagnóstico dos aspectos a serem melhorados pelos empreendedores. "Com a presença dos integrantes do arranjo, é possível sentir de perto as necessidades e os pontos importantes para discussão. Além do mais, conhecendo de perto a realidade, podemos promover inúmeros ganhos para a atividade deles", explica.

“Após a finalização do plano, poderemos levar para instituições públicas e privadas. Desta forma, vamos conseguir projetos e outras ações para desenvolver a região e fomentar a cultura da economia criativa entre os empreendedores", continua o consultor da Fundação Vanzolini.

De acordo com a artesã da região, Loredana Pedri, a área tem uma grande potencialidade, e pode ser melhor explorada. "Aqui, nós temos os melhores atrativos para quem procura o turismo, cultura rica, uma culinária espetacular, um povo receptivo. O que falta é uma melhor divulgação do que é ofertado", relata.

Para a gestora do APL de Turismo Lagoas e Mares do Sul, Sandra Gomes, o debate trouxe ganhos muito positivos para os integrantes do arranjo. "Com a elaboração do plano,  através dessas discussões, podemos fortalecer ainda mais o potencial já existente na região, desde a gastronomia passando pela religiosidade”, aponta.

No próximo mês, o consultor Murilo Abrantes irá mostrar o plano de desenvolvimento para os integrantes do arranjo que, de forma conjunta, poderão fazer ajustes até a apresentação final, para os Ministérios da Cultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Primeira Edição © 2011