Técnicos da Emater/AL são capacitados sobre Plantio Direto

A capacitação ocorrerá entre os dias 26 e 28 de Maio na Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

26/05/2014 07:27

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Entre os dias 26 e 28 de Maio os técnicos do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER), vinculados ao Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), convênio EMATER/MAPA, estarão em Serra Talhada-PE, nas dependências da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/IPA, para conhecerem o Sistema Plantio Direto na Palha- PDP - para o Semiárido.   

 

O PDP é um sistema de produção agropecuária que mantém à superfície do solo sempre recoberta de resíduos (palha) e/ou de vegetação, com a finalidade de evitar a perturbação do solo.  O grupo de técnicos será coordenado pelo Gerente Regional da EMATER/AL no Médio Sertão e pesquisador, Ruy Falcão, e pelo pesquisador especialista em alternativas para alimentação animal da EMATER/AL, Fernando Gomes. A ação conta com o apoio da Diretoria de Pesquisa, Inovação e Agregação de Valor a Produção do Instituto.  

 

De acordo com Fernando Gomes, um dos temas que será abordado é a conservação do solo. “A agricultura em bases sustentáveis requer um conjunto de práticas que visa manter o solo sempre produtivo prevendo a sobrevivência das sucessivas gerações. O solo é o componente básico, o alicerce sobre o qual se assentam todos os outros fatores complementares, porém também essenciais”, destacou o pesquisador da EMATER/AL.

 

O coordenador do grupo ressaltou que o solo mal manejado diminui a capacidade de produzir colheitas satisfatórios. “As experiências vivenciadas no Semiárido permitem sugerir que as principais vantagens do Sistema de Plantio Direto (SPD), quando comparado ao Sistema de Plantio Convencional (SPC) estão relacionadas principalmente com a redução de perdas de solo por erosão, conservação da água, diminuição da amplitude da temperatura ao sol e aumento do teor de matéria orgânica”, reforçou Ruy Falcão.  

 

O treinamento será ministrado por professores da Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST da Universidade Federal Rural de Pernambuco e pesquisadores da Unidade Serra Talhada do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, que desenvolvem em parceria projetos sobre o Plantio Direto na Palha para o semiárido Pernambucano.

Primeira Edição © 2011