Extensão Rural transforma a vida de uma família em Ibateguara

Faça chuva ou faça Sol, todo fim de semana o agricultor Ananias Marques da Silva, mais conhecido como Sr. Dodô, está com sua banca cheia de verduras e frutas na feira de Ibateguara.

23/05/2014 11:15

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Faça chuva ou faça Sol, todo fim de semana o agricultor Ananias Marques da Silva, mais conhecido como Sr. Dodô, está com sua banca cheia de verduras e frutas na feira de Ibateguara, região da Zona da Mata alagoana. Há dois anos o agricultor nem sonhava em ter uma terra e muito menos uma renda mensal que sustentasse toda sua família.  Depois da chegada do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – EMATER/AL no município, Sr. Dodô viu a oportunidade de transformar o seu pequeno terreno em fonte de sustento.
 
Depois de muitos anos tentando a vida em São Paulo, o migrante voltou às suas origens e não se arrepende. A terra que era só capim, hoje floresce com abóboras, maracujás, pimentas diversas, tomates, cana caiana e muito mais. Após o recebimento do kit de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) o agricultor investiu no cultivo misto de hortaliças, eliminando a necessidade de uso dos agrotóxicos e a dedicação tem dado resultados positivos.
 
Hoje ele consegue vender seus produtos com uma margem de lucro maior, já que a o cultivo orgânico incrementa cerca de 30% ao valor de venda. E nada se perde: como os alimentos são livres de tóxico, o que sobra da produção é transformado em ração, garantindo a alimentação dos peixes e aves que também estão à venda.
 
Segundo Romário Alves, técnico agrícola e extensionista da EMATER/AL, são as diversidades e o cuidado constante que fazem com que essa propriedade seja um referencial na região. “Toda semana Sr. Dodô tem o que oferecer. Pra quem é agricultor, ter uma renda de R$ 2.500 reais todo mês é uma realização, dá pra viver bem” ressaltou o extensionista. 
 
O extensionista da EMATER/AL informou ainda que a renda tem sido utilizada também para investir na propriedade, com a compra de animais como patos e na construção de um minhocário e um sistema de compostagem. O objetivo do agricultor é conquistar o selo de Certificação de Produtos Orgânicos. “Assim que esses dois sistemas estiverem funcionando, vai ser possível eliminar o usa da cama de galinha e conseguir o selo de produto orgânico. Essa mudança vai aumentar ainda mais o valor dos produtos e melhorar a vida de toda a família”, frisou Romário Alves.
 
           Para apresentar os bons resultados e  compartilhar a receita de sucesso, o Sr. Dodô abre as portas da sua propriedade para uma visita técnica no dia 27 de Maio, das 9h às 14h e convida os agricultores e técnicos a comparecer no local.

Primeira Edição © 2011