No próximo domingo será realizada a 1ª Marcha da Maconha Maceió

Com realização em 22 cidades, a Marcha da Maconha realiza sua primeira passeata em Maceió para questionar atual política de drogas

13/05/2014 13:44

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Neste domingo (18/05), com concentração às 14h20 no estacionamento do Alagoinhas, será realizada a 1ª Marcha da Maconha Maceió, manifestação com objetivo de ampliar o debate sobre a atual política de drogas vigente e cobrar, em particular, a legalização da Maconha (Cannabis). A Marcha sairá em direção ao Posto 7, onde arte e cultura serão porta-vozes das reivindicações.

“O atual modelo de guerra às drogas tem trazido como consequência o massacre de uma população jovem, negra e das periferias. Nós somos a favor de uma nova forma de lidar com as drogas, baseado na plena informação da sociedade, na redução de danos e no fim do tráfico”, explica Ana Carolina, do Coletivo da Marcha da Maconha Maceió. O movimento traz a visão de uma nova perspectiva social, mas não somente: os ganhos para a medicina, para a indústria têxtil e outros também são levantados.

Um debate que vem se afirmando e ganhando a sociedade é o do uso da Cannabis como porta de saída para outras drogas, contrariando todo o discurso proibicionista de que a planta seria uma “porta de entrada” (lugar ocupado majoritariamente pelo álcool). Em diversos países, como é o caso da Argentina, centros de saúde mental têm usado a maconha terapêutica para resgatar usuários viciados em crack ou mesmo nicotina (cigarro comum).

Em preparação ao evento de domingo, será realizado nesta quarta-feira (14/05), às 17h ao lado do Restaurante Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), uma oficina e roda de discussão sobre os temas ligados à atual política de drogas. O movimento político-cultural do próximo domingo conta com apoio e apresentações de Macaco Soundsystem, Família 33 e Biografia RAP.

A Marcha da Maconha é um evento que se propõe à expansão do debate em torno das políticas sobre drogas no Brasil. Com base na decisão do STF quando do julgamento da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 187 em 2011, tem crescido em número de cidades organizadas e mobilizadas para as discussões e mudanças na lei.

Primeira Edição © 2011