Neafa realiza mutirão para castração de gatos e gatas nesta quarta

30/04/2014 04:47

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Nesta quarta-feira (30), das 8h às 12h, o Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA), vai realizar mais um mutirão para castração de gatos em sua sede, que fica situada na Rua dos Bandeirantes, 504, Farol.

A previsão do Núcleo é de que, pelos menos, 55 animais sejam castrados, entre gatos e gatas. Com mais esse mutirão que vai ocorrer amanhã, o número de cirurgias já realizadas chegará a pouco mais de 700.

“Os tutores, em boa parte, não têm condições de custear o procedimento cirúrgico em clínica particular, daí procuram a ONG para fazerem a histerectomia ou castração”, explicou Pallova Costa, coordenadora do NEAFA.

Agendamento

A diretoria do NEAFA lembra às pessoas que o agendamento para participar do mutirão deve ser realizado antecipadamente, em sua sede, que fica situada na Rua dos Bandeirantes, 504, Farol. O próximo mutirão será no dia 7 de maio, mas os interessados devem se encaminhar até o Núcleo com antecedência, pois há uma agenda a ser obedecida.

O que evita?

Com o procedimento cirúrgico, o NEAFA busca o controle populacional de felinos no município de Maceió e cidades circunvizinhas, bem como redução do risco de tumores de mama e infecções no útero, como a piometra, no caso das fêmeas. No caso do macho, afasta problemas na próstata e nos testículos. A idade ideal para castrar gatas é aos seis meses, e para os gatos aos oito meses. Para fazer a cirurgia, o animal deverá passar por um veterinário onde será feita a triagem, que tem como objetivo verificar se ele está apto para o procedimento.

Primeira Edição © 2011