Carreta da saúde atenderá 82 mulheres em situação de rua

21/04/2014 05:58

A- A+

Redação com assessoria

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria geral dos Distritos Sanitários, realizará nos dias 22 e 23 abril, exames para 82 mulheres em situação de rua, na Carreta da Saúde da Mulher, que está na Praça Nossa Senhora das Graças, no Benedito Bentes. Além dos exames de mamografia, ultrassom (pélvica e da mama), serão disponibilizados citologia e testes para HIV, Hepatites B e C e Sífilis.

Essas 82 mulheres são cadastradas pelo Programa Consultório na Rua, que diariamente percorre diferentes bairros da cidade, nos três horários, oferecendo serviços e acolhimento àqueles que vivem ou moram nas ruas.

A coordenadora geral dos distritos sanitários, Flávia Melro ampliou a ação na Carreta da Mulher por meio da ajuda de pessoas e pequenos comerciantes que abraçaram a causa. A administração do mercado local do Benedito Bentes conseguiu disponibilizar três banheiros para que as mulheres possam tomar banho antes de fazer os exames. “Também conseguimos material de higiene (sabonete, shampoo e toalha), roupas e calçados”, disse Flávia.

Com a ajuda do Programa DST/Aids será possível realizar os testes de HIV, Hepatites B e C e Sífilis. Equipes do Programa Hiperdia e da Coordenadoria de Promoção e Educação em Saúde (Copes) também estarão participando e oferecendo aferição de pressão arterial, teste de glicemia e o teste de escarro para detectar a Tuberculose.

Reeducandas

Nos dias 09 e 10 de maio a Carreta da Saúde da Mulher estará no Conjunto Graciliano Ramos. Segundo Flávia Melro, como o residencial é próximo ao complexo penitenciário serão atendidas as reeducandas do Presídio Santa Luzia.

A Carreta da Saúde da Mulher vai sair do Benedito Bentes no dia 28 de abril, onde está desde fevereiro. No período de 12 a 06 de junho, a unidade móvel estará no bairro da Santa Lúcia e, em seguida, irá para o Clima Bom. 

Primeira Edição © 2011