Terremoto de 7,2 graus abala o México

18/04/2014 11:30

A- A+

AFP

compartilhar:

Um intenso terremoto de 7,2 graus sacudiu nesta sexta-feira a Cidade do México e a turística Acapulco, provocando cenas de pânico e leves danos materiais, sem vítimas.

O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) calculou a magnitude do tremor em 7,2 graus, enquanto o Serviço Sismológico Nacional do México (SSN) estimou em 7 graus na escala de magnitude de momento.

Segundo o USGS, o tremor aconteceu às 9H27 locais (11H27 de Brasília) 36 km ao noroeste de Tecpan (Guerrero, sul), um município situado sobre a costa do Pacífico, a uma profundidade de 24 km.

O coordenador nacional de Proteção Civil, Luis Felipe Puente, informou no Twitter sobre variações no mar de no máximo 40 centímetros, sem um alerta de tsunami.

O tremor foi sentido com força na região central do México, incluindo a superpovoada capital, e em regiões do leste, como Veracruz, e do sul, como Guerrero, Oaxaca e Chiapas.

Na capital mexicana, situada 490 km ao norte de Tecpan (62.000 habitantes), o prefeito Miguel Ángel Mancera informou sobre retiradas preventivas de edifícios.

No bairro central de Roma da capital foram registrados cortes de energia elétrica e janelas quebraram em alguns prédios.

Em Acapulco (Guerrero), a 105 km de Tecpan, o terremoto provocou momentos de pânico e a saída de turistas dos hotéis.

Primeira Edição © 2011