Postura no Facebook pode custar seu emprego

18/04/2014 05:00

A- A+

MSN

compartilhar:

Recentemente, diversos casos de profissionais que foram desligados por conta de seus comportamentos no Facebook vieram à tona. Em fevereiro deste ano, uma professora da PUC foi afastada de seu cargo por ter postado uma foto de um homem trajando camiseta regata e bermuda, dentro do Aeroporto Santos Dumont, no Rio do Janeiro, o desclassificando e ironizando a situação com a frase “Aeroporto ou Rodoviária?”.

Outro caso que chegou à mídia nos últimos dias foi o do piloto da Avianca, que criticou os nordestinos em sua página pessoal da rede social e foi dispensado pela companhia aérea, após pressão popular.

Neste fim de semana, mais um caso: um estagiário de Recursos Humanos da prefeitura de Gramado, no Rio Grande do Sul, postou uma foto de cunho racista, pregando a paz no futebol com um aperto de mãos – só que uma delas era de um homem branco e a outra, de um macaco. Resultado: após cobrança dos moradores da cidade, o rapaz foi afastado.

Pois é, as redes sociais, e principalmente o Facebook por seu poder de alcance, tomou grandes proporções e relevância no julgamento da postura dos profissionais. Abaixo, listamos algumas dicas de Luís Testa, head de Pesquisa e Estratégia da Catho, para que você entenda os limites do que pode ou não ser postado:

• Evite comentários preconceituosos ou polêmicos demais;

• Tenha cuidado com o linguajar utilizado. O uso de palavrões, gírias e, principalmente, erros de português são vistos de forma negativa pelas empresas;

• Não use a rede para falar mal da empresa ou de antigos chefes e colegas de trabalho;

• Seja uma pessoa positiva, participativa, que contribui com as pessoas que seguem ou acessam seu perfil;

• Cuidado com as fotos publicadas que podem denegrir sua imagem;

• Revise a configuração de privacidade de suas informações do seu perfil.

“Com a exposição criada por meio da internet e a facilidade no acesso à informação, é importante que as pessoas tenham uma preocupação constante com a imagem que transmitem por meio das redes sociais”, reforça Testa.

Fonte: MSN Empregos
 

Primeira Edição © 2011