Cúpula discute esquema de segurança para Maceió durante a Copa

16/04/2014 04:14

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Alagoas não será cidade-sede nos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, mas terá papel fundamental na grandeza do evento. Além de atrair turistas, a Capital alagoana será o Centro de Treinamento da Seleção Ganesa de Futebol. Por conta disso, nesta terça-feira (15) toda a cúpula de segurança envolvida na competição esteve na Secretaria de Defesa Social de Alagoas (Seds-AL) para participar da reunião do Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CESIR).

Durante o encontro foram apresentadas e discutidas as estratégias para assegurar a ordem antes, durante e após os jogos. Experiências decorrentes da integração entre a cúpula de segurança na Copa das Confederações, realizada em 2013, em Recife, foram tomadas como parâmetros para o plano de ação que será implantado em Maceió. O objetivo é assegurar o bem estar e a mobilidade dos torcedores.

Os preparativos para o Mundial tiveram início em janeiro de 2014 com a realização das oficinas de treinamento. A integração triunvirato, que envolve o Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e Superintendência da Polícia Federal, terá operações preventivas e de respostas aos riscos, ameaças e serviços que inviabilizem a fluidez do cronograma dos jogos, urgências e incidentes graves ou catástrofes naturais que ameacem a segurança da população.

Representando a Comitiva da 7ª Região Militar de Recife, a Região Matias de Albuquerque, o coronel Heimo fez a apresentação da matriz de segurança integrada para o Mundial. “O encontro da Cesir foi fundamental para apresentar o que foi feito, verificar o estágio atual e, consequentemente, aumentar a integração entre as três esferas para definir novos planejamentos operacionais nos treinamentos”, afirmou o coronel Heimo.

Conhecido pelo seu potencial turístico, Alagoas deverá receber milhares de turistas na competição, principalmente aqueles que irão assistir aos jogos em Recife, localizada a 260 quilômetros de Maceió. Além disso, no início deste ano, o Comitê Organizador da Copa do Mundo (COL) confirmou o Estádio Rei Pelé, na capital alagoana, como centro de treinamento da seleção de Gana durante o mundial. Comissão técnica e jogadores chegarão no dia onze de junho

Primeira Edição © 2011