Alunos da rede estadual fazem curso de Garçom pelo Pronatec

16/04/2014 04:12

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A parceria entre a Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e restaurantes de Arapiraca está possibilitando a inserção de alunos do curso de Garçom no mercado de trabalho. Além da oferta de estágios, alunos também serão contratados para o primeiro emprego.

A arte de atender bem e com qualidade, técnicas que são repassadas durante a carga horária do curso de Garçom em sala de aula, já são aplicadas na prática nos estágios que estão sendo ofertados no comércio local de Arapiraca.

Como informa o professor Josenildo Pedro, o curso de Garçom ensina técnicas de como se apresentar de modo adequado, considerando fatores como postura, higiene pessoal e vestimenta, de forma a corresponder aos padrões exigidos pelas normas que regem o funcionamento do estabelecimento.

“Repassamos aos alunos as noções de atendimento, mostrar aos clientes o que o restaurante oferece, abordagem, entre outras técnicas indispensáveis para o exercício da atividade no mercado”, explica Josenildo, que acompanha os alunos durante o estágio em restaurantes.

O professor Josenildo Pedro destaca ainda que para ser um profissional de destaque é necessário prezar pela qualidade, o bom atendimento e, sobretudo, respeito à clientela. “Atender aos clientes de maneira personalizada, recepcionando-os e orientando-os na escolha dos pratos e das bebidas, facilitando o fluxo do serviço”.

Para João Lopes, chefe de cozinha e proprietário do Restaurante Bom Paladar, onde os jovens fazem estágio, receber alunos do curso de Garço é oportuno pela capacitação técnica que eles têm. “Além de oferecer estágio também vamos contratar os dois melhores alunos para trabalhar na casa”, assegura.

Aprendizado - Cursando o 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Francisco Domingues, em Limoeiro de Anadia, Girlene Martins é uma das alunas do curso de Garçom do Pronatec. Ela afirma que a oportunidade de ter mais uma profissão vai contribuir para sua formação pessoal e
profissional. “Sempre gostei da atividade com envolvimento de público e por isso me identifiquei muito com o curso de garçonete. O sacrifício de conciliar escola com o curso profissionalizante aqui em Arapiraca é grande, mas vale a pena”, confessa Girlene.

Crislene Araújo, aluna do 3º ano do ensino médio e que vai tentar uma vaga no curso de Medicina pelo Enem, achou interessante a formação técnica do curso de Garçom e já iniciou seu estágio para conclusão do curso. “Enquanto não entrar na universidade, vou atuar na nova profissão que escolhi”, afirma.

Entre as técnicas repassadas durante o curso de Garçom, estão a higienização e organização de utensílios e ambientes, identificando-os e separando-os conforme seu uso, conhecimentos sobre higiene, fluxo de trabalho e tipos de serviço, além de diversos tipos de montagens de mesa, otimização do fluxo de trabalho, padronização no atendimento e a boa apresentação do produto.
 

Primeira Edição © 2011