Semana Saúde na Escola é realizada na Barra de São Miguel

11/04/2014 08:34

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O município de Barra de São Miguel através das secretarias de educação e saúde está presente na Semana Saúde na Escola. O evento segue em sua terceira edição e traz como tema” práticas corporais, atividades físicas e lazer na perspectiva da cultura de paz e dos direitos humanos”e é uma promoção do Ministério da Educação e da Saúde. A mobilização visa orientar estudantes das escolas públicas sobre o tema com ações de avaliação, prevenção e promoção da saúde, juntos as crianças, adolescentes e jovens do ensino fundamental, ensino médio e EJA.

Cerca de 2 mil alunos com idade entre 6 meses e 17 anos estão passando por testes de acuidade visual, antropometria(peso/altura) para acompanhamento nutricional, sondagem para teste do olhinho e teste da orelhinha e saúde bucal, exames estes que são realizados pela equipe do PSF Barra. Durante toda semana, de 08 a 11 de abril, o evento acontece e vai atingir todas as 5 escolas da rede municipal e 3 creches.

Na realização do evento estão envolvidos cerca de 40 profissionais, como agentes de saúde, médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeuta e educadores físicos. Além dos exames, uma parceria com O NASF (Núcleo de apoio a saúde da família), vai oferecer palestras sobre a importância da atividade física voltada para a cultura da paz.

NASF

Os Núcleos de apoio a saúde da família foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o abjetivo de apoiar a consolidação da atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços. As equipes do NASF atuam atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (PSF), dando atenção básica para a população. Essa atuação integrada permite realizar consultórios nas ruas, com atendimento compartilhado e com foto nas ações de prevenção e promoção da saúde.

Primeira Edição © 2011