Casal restabelece fornecimento de água de Quebrangulo

Companhia adota medidas para reforçar abastecimento, que estava prejudicado por falta de chuva

09/04/2014 09:06

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) restabeleceu o abastecimento de água de Quebrangulo, que estava prejudicado porque a barrragem onde é feita a captação tinha perdido vazão em decorrência da falta de chuva na região. Segundo o gerente da Unidade de Negócio (UN) Serrana, da Casal, José Oliveira, dois fatores contribuíram para a regularização do abastecimento: ação imediata da companhia, que providenciou, entre outros serviços, a limpeza das ventosas que fazem parte do sistema de abastecimento, e as chuvas que caíram no início desta semana na região serrana. Somente com a limpeza das ventosas, a produção de água, que era de 80m³ por hora, passou para 95m³/hora.

O conjunto de ações também incluiu a interligação da adutora do Sistema Caçamba com a rede de distribuição de água da cidade, mediante a implantação de uma adutora de 360 metros de extensão e 150 milímetros de diâmetro. A obra, que já foi iniciada, deverá ser concluída até o final desta quinta-feira (10). Com essa interligação, haverá um reforço substancial no abastecimento, uma vez que a produção de água será duplicada.

Outra ação que deverá ser executada já a partir da próxima semana é a limpeza geral da barragem, incluindo o corpo de água, a mata ciliar e o desassoreamento. De acordo com o superintendente de Negócio do Interior, Antônio Fernando, os recursos, que são da própria companhia, já foram disponibilizados pela diretoria da empresa, que está investindo cerca de R$ 50 mil nas melhorias do abastecimento de Quebrangulo.

Tão logo tomaram conhecimento dos problemas de falta de água nessa cidade, o presidente e o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Álvaro Menezes e Carlos Figueiredo, repectivamente, reuniram seu corpo técnico-operacional e de engenharia em busca de alternativas de solução, que já foram encontradas e estão sendo executadas com o apoio da Prefeitura Municipal de Quebrangulo.

Primeira Edição © 2011