Turismo apoia destinos de produção de flores

A pequena cidade que integra o roteiro da Estrada Real agora destaca-se com a produção de lavandas

27/01/2014 08:34

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O município de Cunha (SP), uma estância climática localizada entre o Vale do Paraíba e o litoral, a 45 km de Parati (RJ), agora vem se destacando com as plantações de lavanda, semelhante às cultivadas no sudeste da França. A cidade recebeu R$ 292 mil do Ministério do Turismo para a revitalização do Balneário Pimenta, além da pavimentação e urbanização do acesso à Capela Boa Vista.

O município é uma Estância Climática que se caracteriza pelo clima ameno, com montanhas e cachoeiras, além de inúmeros esportes de aventura. Com temperaturas mais altas durante o dia e mais agradáveis à noite, Cunha possui também a maior reserva de Mata Atlântica do país. Seu solo árido oferece condições ideais para plantas agrestes.

Com tonalidades entre o azul e o violeta, a lavanda produz um óleo com propriedades terapêuticas, além de iguarias gastronômicas que já atraem turistas para a região, a maior parte deles interessados em fragrâncias para ambiente, sabonetes, buquês e outros produtos. Cunha possui um lavandario privado, de visitação gratuita, aberto ao público desde dezembro de 2013, localizado na estrada Cunha-Parati, na RJ-165.

A proprietária do local, Maria Fernanda Luis, afirma que comprou o terreno em 2008 e iniciou a plantação de lavanda apenas com algumas mudas para testar se a espécie se adaptava bem ao clima e ao terreno. “Hoje já são 14 mil pés e abrimos o espaço para visitação”. Do terreno do lavandario é possível ver a capela Boa Vista, que data de 1724 e foi a primeira a ser erguida no município.

O maior destaque brasileiro de turismo em decorrência da produção de flores é Holambra, que fica na região metropolitana de Campinas (SP), conhecida como a cidade das flores. O município recebeu R$ 95 mil do MTur para a revitalização da praça dos Cravos. A cidade destaca-se pela produção de tulipas, espécie também bastante comum na Holanda.

 

Acesso ao Lavandario - Estrada Cunha-Paraty SP 171, km 54,7 - Cunha, SP. A 8 km do centro de Cunha e a 37 km da entrada do Centro Histórico de Paraty. A estrada atualmente está em obras no trecho da serra, para a implantação de uma estrada-parque. A previsão para a conclusão das obras é final de 2014.

Primeira Edição © 2011