Polo Moveleiro em Maceió é a mais nova pauta do Sebrae e parceiros

27/01/2014 04:45

A- A+

Sebrae

compartilhar:

Um espaço na capital, onde o setor de móveis de Alagoas poderá se reunir, tornando o mercado mais produtivo e seus negócios mais estruturados e competitivos, tendo em vista a inovação e a qualidade de seus produtos, a partir da construção de um Polo Moveleiro em Maceió.

Essa foi a mais recente discussão entre o Sebrae Alagoas, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Sentabes), o Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis de Maceió e entorno, o Sindicato das Indústrias de Marcenaria e Esquadrias do Estado de Alagoas (Sindimarc) e representantes do setor produtivo de móveis.

A ideia surgiu após a Missão Internacional em Milão, uma das maiores e mais importantes feiras moveleiras do mundo, onde os empresários puderam descobrir novas tendências de design e como aprimorar a criação dos móveis, o que contribuiu para grandes avanços no setor de móveis na capital.

Para melhorar o desempenho, e trabalhar ainda mais seus potenciais, os moveleiros perceberam que necessitavam de mais treinamento, capacitação e estrutura que somente um Polo poderia oferecer para os 50 empresários que já compõem o APL.
Durante a reunião, Luiz Otávio Gomes, secretário da Seplande, garantiu o apoio do Governo para que o setor moveleiro seja fomentado, através da criação de um polo, e definiu alguns papeis dos órgãos responsáveis.

“A prefeitura vai buscar um terreno e administrar o polo após a sua conclusão. O Governo do Estado ficará com a construção e os projetos de infraestrutura”, concluiu Luiz Otávio.

Solange Jurema, secretária da Semtabes, afirmou que o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, apoia a construção do Polo de Móveis em Maceió e que, em breve, terá uma reunião junto ao prefeito para iniciar a buscar por um terreno, provavelmente em áreas em crescimento. Ela também falou sobre a necessidade de capacitar a mão de obra.

“Também temos que direcionar recursos para a capacitação de mão de obra qualificada. E pensar estrategicamente, de forma que esse pessoal capacitado já saia direto para seus empregos” frisou a secretária.

Em concordância, Marcos Vieira, superintendente do Sebrae Alagoas, destacou que o polo vai ajudar na diversificação da produção de móveis na capital, além de valorizar a região onde for instalado, gerando emprego e renda.

“O polo vai trazer novas perspectivas de inclusão e suporte para que os negócios do segmento de móveis se desenvolvam. Mas para isso, a mão de obra deve ser bem treinada, passando por um período de estágio rigoroso, após a formação”.

A reunião entre os parceiros foi realizada nesta quinta-feira (23), na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas (Seplande), no Centro de Maceió.

Primeira Edição © 2011