Feira dos Municípios 2014 traz inovações

10/01/2014 04:37

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Este ano, a Feira dos Municípios acontece no período de 23 a 26 de janeiro de 2014, no Centro de Convenções de Maceió. Coordenada pela Associação dos Municípios Alagoanos, com a parceria do IBCOM e apoio do Governo do Estado, o evento já se tornou marco no calendário turístico do Estado. Além da tradicional exposição de artesanato e cultura dos municípios, durante a Feira acontecerá diversos eventos relacionados aos municípios, como o 2º congresso Alagoano dos Municípios, a escolha da Musa dos Municípios, o I Mostra Alagoana de Gastronomia, o Encontro de Bandas e Fanfarras e a final do I Caldeirão de Letras. Confira:

2º congresso Alagoano dos Municípios

O congresso pretende fortalecer a gestão pública dos municípios, através de palestras técnicas. O evento será divido em dois eixos: Gestão, que envolve temas ligados a administração pública; e Saúde, com temas exclusivos para os secretários municipais de saúde. Para participar do evento basta fazer a inscrição abaixo e entregar uma lata de leite no credenciamento.

“Queremos escolher temas que sejam de real interesse para os municípios e, assim, auxiliar na gestão pública municipal”, afirmou Marcelo Beltrão. A expectativa do evento é ter um número amplo de participantes com a oferta de equipamentos, acessórios, suprimentos, tecnologia e serviços, e um número ainda maior de empresas, instituições, cooperativas e municípios que poderiam ser beneficiados com o incentivo e a oferta de tecnologias adequadas a cada município.

Caldeirão de Letras

Caldeirão de Letras é uma iniciativa da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime), que pretende reunir os alunos da rede municipal de ensino para participar de uma gincana de soletração.

Os municípios precisam selecionar seus alunos para participarem das etapas municipais e da grande final, que acontecerá no dia 23 de janeiro, na Feira dos Municípios.

Musa dos Municípios

A escolha da menina que vai representar todo o Estado já se tornou tradicional na Feira. Lourrane de Matos, de Igreja Nova, deve passar a faixa para nova representante, no sábado, 25 de janeiro, quando todas as meninas irão desfilar com traje de banho e de gala. O coordenador do evento, Paulo Magalhães, o júri técnico e a premiação da vencedora só serão divulgados no dia do evento.

 Encontro das Fanfarras

Para prestigiar as bandas de fanfarra que sempre abrilhantam a Feira dos Municípios, os organizadores resolveram promover o I Encontro de Fanfarras. Segundo Júnior, IBCOM, não se trata de uma competição, todas as bandas serão premiadas.

I Mostra Alagoana de Gastronomia

Mais uma novidade para Feira de 2014 é a I Mostra Alagoana de Gastronomia. O evento valoriza culinária tipicamente alagoana, com palestras, degustações e a apresentação de gastrônomos importantes. Segundo a coordenadora do evento, Simone Muniz, a primeira turma que se forma em gastronomia no Estado vai colar grau no evento. “Vamos valorizar o que é nosso. A tapioca, por exemplo, se tornou patrimônio de Olinda, quando na verdade são os alagoanos que consomem mais tapioca”, afirmou Simone.

Serviço:
8ª Feira dos Municípios
23 a 26 de janeiro de 2014
Centro de Convenções e Exposições Ruth Cardoso

Primeira Edição © 2011