Violência não reduz embarques de turistas para Alagoas

06/01/2014 06:53

A- A+

Primeira Edição

compartilhar:

Dezoito frequências de cruzeiros, com estimativa de 62 mil turistas, é a previsão do movimento turístico no porto de Maceió até o final da alta temporada, segundo dados da Secretaria Estadual de Turismo, passados ao Primeira Edição.

Esses números demonstram que o noticiário policial alardeando a onda de violência no Estado não tem prejudicado em nada a decisão dos turistas de vir curtir suas férias em Alagoas.

A crescente movimentação de turistas visitando Maceió e cidades balneárias situadas no raio de influência da capital transforma Alagoas num dos destinos mais procurados pelos visitantes dos mais variados estados brasileiros (com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal por via aérea).

Alguns dos transatlânticos incluídos no roteiro já passaram por Maceió durante os últimos meses do ano, a exemplo do MSC, Íbero e Seabourne em novembro. Em dezembro foi a vez dos cruzeiros Pulmantur, Crustal Cruises, Costa Oceanus, Holland América, além de MSC e Ibero que continuarão transitando até março quando a temporada chega ao final.

A secretária estadual de Turismo, Danielle Novis, explica que muitos desses navios têm procedência internacional e outros são de cruzeiros internos. “No início da temporada a gente recebe os navios internacionais e outra parte circula dentro dos cruzeiros internos”.

Mesmo sendo um ‘turismo rápido’, os visitantes que chegam à cidade procuram conhecer os destinos mais próximos como Praia do Francês, Praia do Gunga, Barra de São Miguel, Ipioca e a própria orla de Maceió. “Apesar do pouco tempo, a estratégia é divulgar o destino e despertar o interesse para que eles retornem para um período mais prolongado”, diz a secretária..

Danielle Novis ressalta que Alagoas é um destino que, apesar de pequeno geograficamente, possui uma diversidade enorme de atrativos, como as cidades litorâneas, as cidades históricas, a região do São Francisco e dos Quilombos. “Cada um desses destinos possui atrativos naturais e históricos culturais a serem visitados. Muitos municípios possuem também um calendário de eventos que atraem a visitação dos turistas e também dos alagoanos, a exemplo da festa de Bom Jesus dos Navegantes que acontece nesse início de janeiro, na cidade de Penedo”.

Cresce fluxo turístico por via aérea

Contudo, muitos turistas têm chegado a cidade também por via aérea. Segundo dados da Infraero, Maceió registrou o maior crescimento percentual do Nordeste – e o terceiro maior do país – no número de passageiros que chegam por via área. De janeiro a outubro de 2013 o fluxo no aeroporto internacional Zumbi dos Palmares cresceu 12,04% em relação ao mesmo período de 2011. O segundo colocado no Nordeste é Recife (PE), com 4,55%, e o terceiro, Teresina (PI), com um aumento de 1,8%. Cidades como Fortaleza (-1%), Salvador (-4,11%) e Natal (-9,9%) registram queda no número de passageiros.

Até outubro último, o aeroporto de Maceió havia recebido quase 1 milhão e 550 mil passageiros. Com a chegada da alta estação, o órgão acredita que esse número passe dos 2 milhões. “Esse aumento é reflexo de dois fatores importantes para o desenvolvimento de Alagoas: o aumento do número de turistas e o fluxo corporativo, que é a vinda de executivos ao Estado devido às novas indústrias instaladas aqui”, afirma Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

A expectativa na Setur é que o número de voos diretos entre São Paulo e Maceió cresça durante a alta estação. “A TAM deve colocar mais um voo diário, assim como outras companhias”, diz Kugelmas. Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, os números retratam a boa fase do Estado com relação ao número de visitantes. “Maceió e Maragogi estão entre os principais roteiros turísticos do Nordeste. Recebemos mais 2 milhões e 100 mil turistas no primeiro semestre de 2013 e praticamente não tivemos baixa estação este ano. Esse boa fase se reflete nos números apresentados pela Infraero”,
diz.
 

Primeira Edição © 2011