Vencedores do Prêmio Guilherme Rogato são destaque em mostra de cinema

15/12/2013 09:01

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Dos 22 trabalhos inscritos na Mostra Sururu de Cinema Alagoano, três foram realizados com recursos obtidos no edital, lançado em julho, do Prêmio Guilherme Rogato, que incentiva à produção audiovisual local. “Ontem à noite”, de Henrique Oliveira, “Jorge Cooper – A Cidade é o Poeta”, de Michel Rios e “O vulto”, de Wladymir Lima receberam o troféu da Mostra.

Promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), 36 projetos concorreram ao Prêmio Guilherme Rogato, cuja premiação total de R$ 150 mil foi disponibilizada pelo município. As propostas foram avaliadas seguindo critérios previstos no edital 04/2013 e as cinco vencedoras receberam R$ 30 mil, cada uma, para realização do filme.

Segundo Marcos Sampaio, diretor de Políticas Culturais da FMAC, o intuito do edital Guilherme Rogato era fomentar a Mostra Sururu, garantindo a qualidade dos trabalhos que seriam apresentados. “Com os cinco projetos vencedores não seria suficiente, por isso tivemos a iniciativa de outras instituições, como o Sesc e também alguns trabalhos independentes garantindo um bom número de trabalhos inscritos na mostra competitiva”, frisou.

A arquiteta e realizadora audiovisual Alice Jardim foi uma das vencedoras da Mostra Sururu, na categoria Melhor Direção de Fotografia, com o curta Mwany. “Editais como esse nos incentiva a fazer produções independentes com uma qualidade ainda melhor do que já vinha sendo produzido”, disse ela.

Ainda de acordo com Alice, o edital ajudou a transformar em realidade projetos que muitas vezes ficavam esquecidos por falta de verba. “Passamos muitos anos fazendo filmes com o que tínhamos e, mesmo assim, produzindo muita coisa boa. Imagina então o que poderá ser obtido com incentivos como estes dados pela prefeitura. Talento nós temos, só nos faltam meios para executar as ideias”, disse.

Victor Guerra, diretor do curta Jorge Cooper, vencedor da Menção Honrosa na Mostra Sururu, também acredita que o Prêmio Guilherme Rogato viabilize a melhoraria na produção dos filmes. “Alagoas precisa de ousadia para colocar a cultura em uma posição de importância, assim como a educação. Iniciativas como estas podem ajudar a levar o público não apenas para a praça pública, mas fazer o público ir ao cinema para ver esses filmes”, analisou.

Veja a lista dos vencedores da Mostra Sururu:

Menção Honrosa – Henrique Oliveira, com “Ontem à noite”.

Melhor Desenho de Som – Emmanuel Miranda, com “Menina”.

Melhor Direção de Arte – Antônio Castro, com “Bendita”.

Melhor Direção de Fotografia – Alice Jardim, em “Mwany”.

Melhor Montagem – Michel Rios e Victor Guerra, com o curta “Os Ratos Não Descansavam”.

Melhor Trilha Sonora – “Barulhista”, no curta “Criatura”.

Melhor Ficção – “O Vulto”, de Wladmir Lima.

Melhor Ator – China Santos, no filme “O Vulto”.

Melhor Atriz – Sônia Andrea, em “Mwany”.

Melhor Documentário – “Mwany”, de Nivaldo Vasconcelos.

Melhor Roteiro – Maysa Santos e Amanda Duarte, com o filme “Menina”.

Melhor Direção – Nivaldo Vasconcelos, em “Mwany”.

Prêmio Especial do Júri – Victor Guerra, com “Jorge Cooper”.

 

Veja a lista de filmes que ganharam o Prêmio Guilherme Rogato:

“Rua das Árvores”, Alice Jardim

“Ontem à noite”, Henrique Oliveira

“Jorge Cooper – A Cidade é o Poeta”, Michel Rios

Futebol na terra da rasteira”, Thales Gomes Camêllo

“O vulto”, Fabiana de Paula Costa.

Primeira Edição © 2011