Cine Sesi Cultural aporta em Japaratinga a partir desta sexta-feira

O projeto Cine Sesi Cultural está completando uma década e percorrerá 16 municípios do interior alagoano, levando longas e curtas-metragens em exibições abertas para a população até março de 2014

28/11/2013 08:56

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Cine Sesi Cultural está completando dez anos de estrada levando a sétima arte para cidades do interior do Brasil que não possuem salas de cinema ou cujas salas encontram-se desativadas. Em Alagoas, o projeto chega a sua oitava edição, que neste final de semana, de 29 de dezembro a 1º de dezembro, contempla o paradisíaco município de Japaratinga com sessões gratuitas na Quadra da Orla. Até março de 2014, 16 municípios alagoanos serão contemplados pelo projeto.Na programação, serão projetados três curtas nacionais e três longas-metragens, sendo dois brasileiros e uma produção internacional com cópia cedida especialmente para o projeto pela Disney (Enrolados), com exibições começando sempre às 18h30. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira.

Esta oitava edição do Cine Sesi Cultural iniciou em 08 de novembro, em Satuba. E também já esteve em Porto de Pedras e Santa Luzia do Norte. As próximas cidades que receberão o projeto são Jacuípe, Maribondo, Campestre, Carneiros, Girau do Ponciano, Novo Lino, Inhapi, Jaramataia, Paulo Jacinto, Estrela de Alagoas, Coité do Nóia e Chã Preta. O Cine Sesi é uma espécie de “cinema de guerrilha”, sendo um projeto vanguardista na iniciativa de levar projeções cinematográficas a lugares que não possuem salas de cinema em funcionamento. Algumas cidades por onde o projeto passou tiveram suas salas de cinema reativadas, como o município alagoano de Quebrângulo, terra natal de Graciliano Ramos e das cidades de Pirapora (MG), Salgueiro (PE), Triunfo (PE) e Garanhuns (PE). Entre 2002, quando foi criado, até hoje, o projeto já passou por 603 cidades do interior – algumas dessas cidades mais de uma vez - de 11 estados do País, atingindo um público de mais de quatro milhões de pessoas.

Os filmes são exibidos ao ar livre em área cedida ao Sesi, em acordo com a prefeitura local. Como cinema combina com pipoca, serão distribuídos sacos de pipoca para o público. “Ao proporcionar a experiência cinematográfica dentro da comunidade, o Cine Sesi comprova que há espaço para a inserção de equipamentos que tornem as exibições periódicas. O projeto tem como intenção ainda proporcionar ao interior do País, que tanto inspira as produções de cinema nacional, a possibilidade de se enxergar na grande tela, num belo espelho de culturas, cenários, histórias e personagens semelhantes ao povo do lugar; além de abrir a possibilidade para uma viagem inusitada diante de outras experiências e lugares”, reflete Lina Rosa.

Em cada um dos três dias de exibição serão apresentados um curta e um longa-metragem. Em Japaratinga, na sexta-feira, o público confere o curta-metragem Pajerama (SP), e o longa O Bem Amado (RJ); no sábado, o curta Águas de Romaza (CE) e o longa Colegas (SP)e no domingo, um curta da Oficina de Animação do Cine Sesi, o curta Leonel Pé de Vento (RS) e o longa Enrolados (EUA).

QUALIDADE TÉCNICA – Os filmes são exibidos em projetor de 35mm. O som possui três vias de dois mil watts e projetor Hi-Light Xenon de dois mil watts, além de cinemascope, o que permite boa visualização e audição a uma distância de até 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.

CRITÉRIOS DA CURADORIA - A escolha dos longas é pautada pelas seguintes exigências: filmes com bom padrão de qualidade técnica e de conteúdo, tendo a sexta-feira como espaço para a comédia, o sábado voltado para a reflexão e o domingo para o encontro da família; além de filmes que ainda não foram exibidos em canais de TV abertos; filmes que fazem parte da produção de cinema nacional prioritariamente ou que valorizem profissionais brasileiros e filmes que caibam na indicação de todas as idades (levando em consideração o fato de as exibições serem ao ar livre).

SERVIÇO

Oitava edição Cine Sesi Cultural em Alagoas
Onde: Japaratinga, na Quadra da Orla
Quando: dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro
Horário: a partir das 18h30
Entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (a partir das 18h30) – Curta-metragem Pajerama (SP. Longa-metragem O Bem Amado (RJ).

SÁBADO (a partir das 18h30) – Curta-metragem Águas de Romaza (CE). Longa-metragem Colegas (SP).

DOMINGO (a partir das 18h30) – Curta-metragem da Oficina de Animação do Cine Sesi. Curta-metragem Leonel Pé de Vento (RS). Longa-metragem Enrolados (EUA).

Primeira Edição © 2011