Comércio terá última Edição do Concertos para Maceió

21/11/2013 11:25

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Os trabalhadores e usuários dos serviços prestados no Comércio de Maceió, no Centro, poderão conferir amanhã (22) shows da orquestra Ero Dictos e do Coral do Instituto Federal de Alagoas (Coretfal), na última edição de 2013 do projeto Concertos para Maceió. As apresentações acontecem a partir das 17h, nas imediações da ótica Flamengo, no calçadão.

A ação da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), já proporcionou seis edições do projeto. Desde setembro, as apresentações já aconteceram nos bairros Jacintinho, Santa Lúcia, Ponta Grossa, Fernão Velho, Ipioca e Benedito Bentes.

Para o presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, os resultados do projeto já podem ser comemorados. “Nosso principal objetivo era garantir o acesso à música de qualidade pela população residente nos bairros mais distantes e essa meta foi atingida. Foi gratificante ver centenas de pessoas reunidas para assistir ao espetáculo de música erudita”, afirmou.

Segundo o diretor de Produção Cultural da Fundação, Keyler Simões, a expectativa é de fechar as apresentações amanhã com uma média de 3.500 espectadores nas sete edições do projeto. “Rompemos o paradigma de que a maioria da população não gosta de música erudita. Oferecemos a alternativa e o público estava lá, a cada nova edição”, disse.

A maestrina do Coretfal, Fátima Menezes, destaca a importância da ação para os artistas que tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos para públicos tão diversos. “Para nós a temporada foi importantíssima, para cada bairro onde levamos o Baião de Dois, colhemos mostras de carinho de um público emocionado e tenho certeza que os músicos do Ero Dictus tiveram essa mesma impressão. Rompemos os limites dos teatros e mostramos que a música erudita pode sim andar ao lado do popular na rua, indo onde o público está”, explicou.

Os concertos

Durante todas as edições dos concertos a FMAC garantiu a estrutura mais adequada para os espetáculos. Palco, som e iluminação proporcionaram conforto aos artistas e colaboraram para o sucesso das apresentações. Na platéia o público foi sempre tratado com respeito e contou com segurança e acomodações confortáveis.

Nesta sexta-feira, a orquestra Ero Dictus voltará a apresentar o Concerto In Classic e mostrará o talento de seus coralistas, instrumentistas de cordas e cantores líricos.

O Coretfal volta a entrar em cena com o espetáculo litero-musical Baião de Dois – um tributo a Luiz Gonzaga, que envolve 32 cantores e alia ao canto coral, elementos da dança, teatro, poesia e muita música. No repertório, músicas de autoria de Luiz Gonzaga e parceiros, como Légua Tirana e Assum Preto (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga), além de outras que remetem a presença do Nordeste no universo cultural nordestino.

Primeira Edição © 2011