Livro discute problema da terra em Alagoas

Lançamento será realizado com debate na Bienal

30/10/2013 08:26

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A luta pela democratização da terra ocupou o latifúndio da literatura. O livro “Terra em Alagoas: temas e problemas”, publicado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas, é uma coleção de textos que será lançada durante a palestra “Sem Terra: Sociedade e História” dentro da programação da VI Bienal Internacional do Livro. O evento ocorre no 1º de novembro, a partir das 19h, na Sala Caetés do Centro de Convenções Ruth Cardoso.

Organizado pelo professor, Luiz Sávio de Almeida, pelo coordenador da Comissão Pastoral da Terra, José Carlos da Silva Lima e pelo coordenador do Movimento de Liberdade dos Sem-Terra, Josival dos Santos Oliveira, esta publicação é fruto do trabalho do Grupo de Estudos Alagoas: Terra.

Dentro de 447 páginas e divido em seis blocos distintos é abordado o tema da terra desde uma perspectiva do âmbito governamental até dos próprios movimentos sociais, passando pelo debate indígena, quilombola e da formação histórica, apresentando por professores, intelectuais, teólogos e militantes da luta agrária.

Alagoas é o Estado que mais concentra terra e renda no país e para combater as desigualdades e outros males decorrentes disso, os movimentos sociais do campo têm essa publicação como um aliado intelectual para fortalecer a luta dos oprimidos. “A terra é um fator essencial para se explicar o poder (...) na montagem da matriz de produção (estrutura fundiária) foi gerada uma sociedade excludente, uma economia dependente e uma política violenta na resolução de conflitos, violência física e simbólica, com o controle dos instrumentos do estado e o manejo da dominação política” (ALMEIDA, 2008).

A bravura sem terra tem criado condições para a superação desse modelo de sociedade vigente, trazendo a questão agrária para dentro do fortalecimento da luta de classes. Para Almeida, “em primeiro lugar, (porque) consegue incorporar parcela da multidão de pobres como sujeitos políticos efetivos e, em segundo lugar, toma a conquista da terra como mediação para a liberdade”(2010).

O lançamento “Terra em Alagoas: temas e problemas” é um compromisso com a justiça, liberdade, renovação política e o retorno da prioridade para reforma agráriade e marca o ponto de partida para o fortalecimento teórico da luta no campo.

O Grupo de Estudos Alagoas: Terra realizará, todos os anos, um Encontro sobre a problemática da terra, com temas específicos e manterá, também, um Seminário a ser realizado dentro da programação da Bienal do Livro, promovido pela Edufal. “Esperamos que dessas atividades surjam as próximas coletâneas”, afirmaram os organizadores da coletânea.

Serviço

Mesa-Redonda:

“Sem Terra: Sociedade e História”
Com professor, Luiz Sávio de Almeida, pelo coordenador da Comissão Pastoral da Terra, José Carlos da Silva Lima e pelo coordenador do Movimento de Liberdade dos Sem-Terra, Josival dos Santos Oliveira

Lançamento do Livro:

“Terra em Alagoas: temas e problemas”
Luiz Sávio de Almeida, José Carlos da Silva e Josival dos Santos Oliveira (Organizadores)
EDUFAL
447 páginas

Data: 1º de novembro

Horário: 19h
Local: VI Bienal Internacional do Livro, na Sala Caetés, Centro de Convenções Ruth Cardoso

 

Primeira Edição © 2011