Dia das Crianças terá programação especial com oficina de música, cultura popular e circo

09/10/2013 13:02

A- A+

Assessoria

compartilhar:

No próximo sábado (12), Dia das Crianças, a orla de Maceió será tomada por atrações culturais gratuitas. A partir das 13h, a turma do BatuquErê realiza oficina de iniciação musical percussiva para crianças e jovens dos 7 aos 14 anos de idade. Na sequência, às 16h, o projeto Giro dos Folguedos entra em cena numa edição especial em homenagem às crianças. As atividades acontecem na área de lazer da Avenida Silvio Viana, na Ponta Verde.

A programação preparada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), é garantia de diversão para toda família. A aula do BatuquErê tem foco nos ritmos da cultura popular alagoana e se dá a partir da exploração dos ritmos, da música e da dança. A oficina trabalha temas como identidade cultural, preconceito, consciência ambiental e cidadania, além de contribuir para o desenvolvimento dos pequenos.

Durante toda a tarde as crianças inscritas serão apresentadas a instrumentos musicais como a alfaia (tambor), o xequerê e o agogô. Elas vão ouvir, tocar e dançar ciranda, baianá, maracatu, bumba-meu-boi, coco e afoxé. No final da aula, o grupo se apresentará nos palcos do projeto Giro dos Folguedos, montados na área fechada da Avenida Sílvio Viana, na Ponta Verde.

Atenção! Os papais e mamães interessados na oficina do BatuquErê devem inscrever seus filhos gratuitamente clicando aqui. Não deixe para depois, as vagas são limitadas.

Giro dos Folguedos
O Giro dos Folguedos especial Dia das Crianças marca a quarta edição do projeto e busca prestigiar e disponibilizar o acesso da população a grupos formados por crianças ou que tenham crianças com grande participação, bem como a valorizar os grupos que tem um trabalho de renovação de seus membros graças à participação de crianças e adolescentes.

O diretor de Produção Cultural da FMAC, Keyler Simões, explica que o projeto já tem despertado o interesse da juventude pelos folguedos populares e pela cultura popular em geral. “Isso é importantíssimo porque garante a perpetuação das tradições”, afirma.

E como a programação do dia é toda voltada para a criançada, o Giro dos Folguedos abre palco também para as artes circenses e contará com a participação especial dos grupos Orquídeas de Fogo e Sua Majestade O Circo, ambos formados por crianças com atividades de malabares, pernas-de-pau e palhaços. Participam ainda da programação os grupos: Arafunfun Omanjerê, Negras da Costa, Guerreiro Campeão do Trenado, Pastoril Menino Jesus, Boi Bumbá Alagoano, Cambindas e o Coco de Roda do Grupo Pedro Teixeira.
 

Primeira Edição © 2011