Programa que incentiva empreendedorismo na universidade abre inscrições

“Bota pra Fazer” visa a capacitação de jovens empreendedores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

03/10/2013 08:12

A- A+

Divulgação

compartilhar:

As inscrições para o programa “Bota Pra Fazer” já estão abertas desde a última terça-feira (01) para todos os alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que estiverem interessados. O projeto, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e a universidade, é considerado uma das mais completas plataformas educacionais, no que se refere ao desenvolvimento de cursos de empreendedorismo e criação de novos negócios em universidades brasileiras.

Adaptado ao País pela Endeavor, referência no fomento ao empreendedorismo no Brasil, a partir da metodologia FastTrac, da Fundação Kauffman (EUA), e viabilizado pelo Fórum Estadual das Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte (Fempe), o programa está sendo aplicado em diversas universidades do Brasil.

Para o superintente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Michael Chinelato, a vinda do “Bota Pra Fazer” a Alagoas só corrobora o interesse que o Estado tem em desenvolver as práticas empreendedoras em território alagoano. “Ficamos muito contentes com a escolha da Ufal para receber o programa. Fizemos a articulação com a Endeavor, para que os estudantes alagoanos pudessem usufruir dessa nova metodologia, que só cresce no Brasil”, declarou o gerente.

A Endeavor já está estudando a integração ao projeto das demais instituições do Estado e também da comunidade para o próximo ano. Além da capital, Arapiraca, Santana do Ipanema, Delmiro Gouvea, Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa serão contempladas.

O coordenador do “Bota Pra Fazer”, Hérmine Magalhães, acredita que o potencial empreendedor se aloja em qualquer área do conhecimento, seja ela qual for, e ressalta uma das principais vantagens da capacitação. “Esses alunos da universidade terão a oportunidade de empreender nas suas áreas de conhecimento específicas”, disse.

O curso será semipresencial, com apenas 20h de curso em sala de aula distribuídas ao longo de dez semanas em aulas de 2h. O conteúdo didático que será aplicado nesses dias já está disponível na plataforma online.

Para se inscrever, não é necessário nenhum pré-requisito e as inscrições, que são gratuitas, continuarão até que todas as 600 vagas disponibilizadas sejam preenchidas. As inscrições podem ser feitas no site da Ufal (www.ufal.edu.br) ou pela página do Facebook do projeto (www.facebook.com/bpf.ufal).

Primeira Edição © 2011