Geraldo Câmara inova e lança novo livro no sábado, dia 5

‘Mundo real das satiricrônicas’ tem prefácio do escritor Carlos Lima

30/09/2013 08:42

A- A+

Primeira Edição

compartilhar:

Fugindo à regra dos seus últimos lançamentos, principalmente os de Alagoas, o jornalista, publicitário, apresentador de dois programas de televisão na TV Mar, canal 25, da NET, colunista de nosso Primeira Edição, realiza um velho sonho colocando em livro as “satiricrônicas”, termo inventado por ele para definir a crônica satírica em cima de fatos e de tipos que fazem parte do nosso dia a dia. O detalhe novo da satiricrônica é que ela coloca-se entre a prosa e o verso, cadenciando o texto e tornando-o agradável, rítmico e pontuando o momento do riso na rima fácil e gostosa.

O livro cujo título é “O MUNDO REAL DAS SATIRICRÔNICAS” contém 55 satiricrônicas, foi prefaciado pelo premiado escritor Carlito Lima que afirma que o livro deve ser de cabeceira, deve ser usado e reusado para a revigoração do humor e da fé na vida.

Usando tipos e situações que você conhece ou já viu na vida. Brincando com as mulheres, por exemplo, com “A Bolsa de Mulher” ou com o “Salão de Beleza”. Brincando com “O gerente de Banco” ou com o frequentador de balada e, ainda em tempo com o “Dr. Cuba”. “O mundo real das satiricrônicas” é o mundo real mesmo, visto sob a ótica do humor, da graça e da simpatia, sem ofensas, sem maldades. Aquele humor puro de que o mundo tanto precisa. 

Aquela leitura, segundo Carlito, que o renova quando você vai se deitar cansado ou cansada, de mau humor, repleto de problemas na cabeça. 

Outro aspecto interessante das “satiricrônicas” é que você sempre vai encontrar um tipo ou uma situação diferenciada. 

Geraldo Câmara é autor de 8 livros, sendo 7 já editados e este último que agora será lançado. Em Alagoas é o seu quarto livro numa demonstração de que, definitivamente este estado passou a fazer parte de sua vida e de sua obra. Até porque, agraciado com os títulos de “Cidadão Maceioense” e “Cidadão Alagoano”. Aos 75 anos, continua com programas na Tv, comemorando este ano mais ou menos 25 mil entrevistas entre rádio e TV, desde 1986. Sendo que, em Tv, com outras atuações, inclusive escrevendo para o saudoso Chico Anísio. Labuta desde 1961, quando estreou na antiga Tv Rio. Foi também jurado do famoso programa Flávio Cavalcante, na extinta TV Tupi.

 

Primeira Edição © 2011