São Miguel dos Campos sedia etapa da Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente

37 projetos de alunos de oito municípios foram apresentados

13/09/2013 13:06

A- A+

Secom São Miguel dos Campos

compartilhar:

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 12, no auditório do Fórum Desembargador Moura Castro, em São Miguel dos Campos, a IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).

O evento, com o tema: ‘Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis’, reuniu 37 trabalhos de alunos de oito municípios: São Miguel, Boca da Mata, Junqueiro, Jequiá da Praia, Coruripe, Roteiro, Teotônio Vilela e Barra de São Miguel.

De acordo com a organizadora do evento, Tâmara Carvalho, esta etapa é a segunda, e representa a fase regional da conferência, a primeira foi realizada nas Escolas. “É um evento de grande importância para educação, tanto a nível municipal como estadual”, lembrou.

Esse momento da conferência consiste na reunião das escolas para apresentar e debater os projetos de ação escolhidos nas Conferências nas Escolas e transformá-los em produtos de educomunicação.

A CNIJMA contou com a participação de alunos (entre 11 e 14 anos), professores, e coordenadores dos municípios que formam a região de São Miguel dos Campos. Juntos, esses municípios chegaram a 37 trabalhos, dos quais quatro foram escolhidos para representar a região na etapa Estadual, além da escolha dos delegados.

A mesa da conferência foi presidida por Walnice Miranda, coordenadora da Comissão Organizadora Estadual, e também contou com a participação das técnicas da Gerência da Diversidade em Alagoas, Célia Viana e Daria Fonseca, da representante do Coletivo Jovem (CJ), Tamires Suelle, da representante do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Sônia Barroso, e da técnica da 2ª Corregedoria Regional de Ensino (2ª CRE), Tâmara Carvalho, também responsável pela conferência em São Miguel, junto com a comissão organizadora.

A presidente da mesa, Walnice Miranda, falou sobre a importância da realização da conferência e da necessidade em se fazer um projeto como esse nos dias atuais. “Realizar esse projeto é ter atitude, buscando qualidade de vida nas escolas. Vocês, jovens, estão cuidando de Alagoas através das escolas sustentáveis”, destacou Miranda.

Uma das coordenadoras, Maria Edileuza, da Escola Municipal Francisco Sebastião, de Roteiro, falou sobre a realização da Conferência, e de todo o seu processo para se chegar até a sua culminância. “Nós, educadores, percebemos que esse projeto fortaleceu a formação dos alunos, além da conscientização que passa a existir por parte deles, de que devemos cuidar do mundo, começando pelo nosso espaço”, concluiu Edileuza.

Durante a Conferência aconteceram momentos de discussão e apontamentos. A etapa Estadual da CNIJMA acontecerá nos dias 09 e 10 de outubro, em Maceió, de onde sairão os trabalhos e seus representantes para a etapa Nacional.

Primeira Edição © 2011