Setur-AL homenageará municípios que participaram da categorização turística no ciclo 2012

17/07/2013 04:13

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, durante o lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo, realiza uma homenagem aos municípios que se destacaram na Categorização Turística Municipal e Regional, em 2012. A ocasião acontece no dia 17 de julho, no Centro de Convenções.

Existem sete categorias no reconhecimento de Municipalização e Regionalização do Turismo. São elas: Oferta e Demanda Turística (Marechal Deodoro); Cadastro no Cadastur (Maragogi); Infraestrutura de apoio (Piranhas); Marketing Institucional ( Maragogi); Estudos e Pesquisas do Turismo (Penedo); Políticas públicas e Regionalização (São José da Laje); e Competitividade Turística (Maceió).

O programa de Municipalização e Regionalização do Turismo apresentará a classificação dos municípios nos níveis de desenvolvimento determinados pelo Caderno de Orientações Operacionais para a Categorização Turística Municipal e Regional.

Neste ciclo de 2013, o caderno contempla conteúdos explicativos importantes, como o significado de emenda parlamentar e como uma governança organizada pode convergir esforços na busca de recursos necessários para execução dos planos de ação; a questão da sustentabilidade focando em aspectos de pertença cultural e de valores comunitários e, também, ajustes nos moldes de medição e apresentação de evidências de comprovação de desenvolvimento territorial.

O objetivo é ampliar a capacidade de trabalhar de forma compartilhada, descentralizando poderes, esforços e responsabilidades, possibilitando otimizar os recursos públicos com foco em resultados.

Essa categorização será realizada com os municípios anualmente. “Todos os municípios podem se classificar na categorização turística, já que é por meio da ‘radiografia’ que o Estado pode verificar ambientes necessários para apoiar o desenvolvimento de cada um, priorizando as localidades com real potencial para o turismo ou de fornecedor para o destino que possui alto Índice de Atratividade”, explicou Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo.

Para o secretário de Turismo de Marechal Deodoro, Hebert Araújo, “o reconhecimento por parte do órgão estadual de turismo, quanto à diversidade da oferta turística encontrada em nosso município, nos coloca em destaque como detentores do maior "celeiro" de recursos naturais, culturais e históricos de Alagoas, além de convocar a todos os gestores públicos, iniciativa privada e as comunidades organizadas a conservar, preservar e dotar de práticas sustentáveis, mecanismos que garantam um uso responsável de tais patrimônios, transformando-os em produtos turísticos competitivos do turismo nacional”, explicou.

Outro homenageado é o município de Maragogi, que receberá reconhecimento em duas categorias. Mariana Gorenstein, secretária de turismo municipal, destacou ser o trabalho de fiscalização e cadastro do Cadastur um dos mais importantes. “O número de cadastros de empreendimentos hoteleiros do município é levado em conta quando tentamos conseguir recursos federais. Esse reconhecimento do nosso trabalho é muito satisfatório e rende bons resultados para o desenvolvimento do turismo em âmbitos, local, regional e estadual”, disse.

Já para o secretário de São José da Laje, Gustavo Balbino, com o título de destaque na categoria de políticas públicas, a prefeitura fortalecerá o discurso com a cadeia produtiva e fomentará as ações do setor.

Segundo Cláudia Pessoas, secretária de turismo de Maceió, a capital que , também, recebe um reconhecimento pela competitividade turística, cresceu no turismo, aumentou sua oferta de leitos, ganhou novos restaurantes adicionando mais sabor a cidade abençoada por Nossa Senhora dos Prazeres. “Maceió é uma cidade competitiva, além das belas praias, oferece ao visitante ótima infraestrutura turística na cidade, nos hotéis, nos restaurantes, nos receptivos, nos passeios... Maceió é uma cidade para viver e empreender. Este reconhecimento é da cidade, do povo, da gestão do prefeito Rui Palmeira e todos que fazem o turismo a economia de Maceió pulsar”, afirmou.

Primeira Edição © 2011