Abertura da II Conferência Municipal de Educação reúne grande público em Delmiro Gouveia

17/07/2013 15:18

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Durante a manhã desta terça-feira (16), o Ginásio de Esportes do Bairro Novo foi palco da abertura da II Conferência Municipal de Educação, reunindo grande público. O evento tem como tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração", e acontece até esta quarta-feira (17), objetivando discutir e selecionar propostas para que sejam encaminhadas pelos delegados eleitos para a conferência estadual e, posteriormente, à Conferência Nacional de Educação em 2014.

A abertura foi realizada com a formação da mesa, composta pelo prefeito em exercício Valdo Sandes; a secretária Municipal de Educação Rosa Freire; o professor e vereador Edvaldo Nascimento; a representante do Fórum Estadual de Educação Nazaré Nobre; a professora da UFAL Marilza Povessi; a representante das mães da Educação Básica Joana de Queiroz; o estudante representante dos alunos da Educação Básica Davi Lucas Tenório; o presidente do Sinteal Adriano Pereira; o diretor acadêmico da UFAL Ivan; a diretora da Escola Teorema Alaíde Rocha; a representante do Fórum Estadual de Educação Nazaré Nobre e o palestrante Luiz Henrique Cavalcanti, que também é membro dos Conselhos do Estado do Fundeb e da Educação.

Após a composição da mesa, os alunos da Escola Castro Alves, do Distrito de Barragem Leste, fizeram uma apresentação com a música “Forrozando nas Margens do São Francisco”. Em seguida, foram abertos os discursos. Em sua fala, o prefeito Valdo Sandes reforçou que uma educação de qualidade se faz com através das discussões em sociedade. “O nosso desejo é que esta conferência seja um espaço democrático, onde as propostas possam efetivamente contribuir para a construção de diretrizes e estratégias que tenham como meta a melhoria dos índices da educação, com a inclusão social e, especialmente a valorização dos profissionais”, frisou o prefeito.

Valdo ressaltou ainda o seu compromisso com a Educação, em especial a valorização profissional, e destacou o reajuste concedido ainda no mês de junho e reforçou que pagará o retroativo referente a maio já em agosto. “Como gestor, acredito que uma administração pública deve ofertar uma educação de referência, dando aos estudantes escolas bem estruturadas, equipadas e, especialmente, a valorização do profissional. Esta valorização, inclusive, estamos dando os primeiros passos, como a concessão de um reajuste salarial, ainda no mês de junho, de 7,99% para os professores 9% para os profissionais do apoio administrativo. Em agosto estaremos pagando o retroativo do mês de maio”, disse.

A secretária Rosa Freire reforçou a importância do evento. “Estamos aqui para decidir o que é melhor para a educação das crianças e dos jovens delmirenses. Sabemos que esta é apenas uma das etapas preparatórias que nos levará para a Conferência Nacional de Educação, mas é importante criar aqui um regime de colaboração para que possamos construir a educação que Delmiro merece”.

Após os discursos, o palestrante Luiz Henrique Cavalcanti realizou a explanação com o tema “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação – Organização e Regulação”.

Durante toda a tarde os grupos de trabalho estiveram reunidos na Escola Afrânio Salgado Lages. Nesta quarta-feira (17), o evento tem início às 8h30, com a plenária final dos eixos, e em seguida será realizada a escolha dos delegados.
 

Primeira Edição © 2011