Porto Calvo realiza I Conferência Municipal de Cultura

Representantes do poder público e sociedade discutiram ações para o setor

05/07/2013 10:59

A- A+

Ascom Secult

compartilhar:

Alagoas inicia Conferências Municipais de Cultura. Vários municípios alagoanos já começam a se preparar e mobilizar a sociedade para a realização dos encontros.

O município de Porto Calvo foi o primeiro, com o tema “Construindo o Plano Municipal de Cultura”, o município de Porto Calvo realizou na última quarta-feira, (04), a I Conferência Municipal de Cultura. O encontro reuniu representantes do setor e a comunidade civil para discutir ações em prol do desenvolvimento da cultura local.

A Conferência Municipal é etapa integrante da 4ª Conferência Estadual e da 3ª Conferência Nacional de Cultura que serão realizadas ainda este ano.

A Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) estará presente na Conferência. Participaram do evento o secretário-adjunto de Estado da Cultura, Álvaro Otacílio Vasconcelos, a vice-prefeita, Maria José o secretário do municipal de Cultura, Carlos Roberto Lins e do diretor de cultura, Adelmo Monteiro. Na ocasião o prefeito da cidade, Ornindo Uchôa foi representado por, Alexandre Oiticica.

A abertura da conferência contou com a participação da Banda Sete de Setembro que executou os hinos de Porto Calvo e nacional. O secretário-adjunto, Álvaro Otacílio Vasconcelos abordou aspectos gerais sobre a Implantação do Sistema Nacional de Cultura. logo após, foi proferida a palestra sobre Produção Simbólica e Diversidade Cultural e Desenvolvimento, Cidadania e Direitos Culturais, por Cleonilson Alves, superintendente de Fomento e Apoio à Produção Cultural da Secult.

Para o secretário, Carlos Roberto Lins, a realização da conferência foi um marco para o município. “Estamos satisfeito com a mobilização da sociedade, na construção do Plano Municipal de Cultura e, também, com o apoio dado pela prefeitura e pelo Governo, através da Secult”, destacou.

Os participantes formaram grupos de discussão divididos em quaro eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.

Ao final dos debates houve votação das propostas de cada eixo e eleição dos delegados do município que participarão da etapa Estadual, em Maceió, entre os dias 29 e 30 de agosto. Os delegados que representarão Porto Calvo, na 4ª Conferência Estadual de Cultura serão Telmo Pereira, José Antônio dos Santos e Amaro José dos Santos, todos da sociedade civil e, como representante do poder público, Adelmo do Nascimento.

Primeira Edição © 2011